sábado, 16 de outubro de 2010

Anistia Internacional quer revisão dos cinco antiterroristas cubanos prisoneiros nos Estados Unidos da América

 


Anistia Internacional pede revisão a caso dos antiterroristas cubanos

viernes, 15 de octubre de 2010



15 de octubre de 2010, 13:11Washington, 15 out (Prensa Latina) Anistia Internacional (AI) solicitou ao governo de Barack Obama a revisão do caso dos cinco antiterroristas cubanos prisioneiros nos Estados Unidos, pela existência de irregularidades no processo judicial.



Em uma carta enviada ao secretário de Justiça Eric Holder, AI, que tradicionalmente se somou às campanhas contra Cuba, expressou dúvidas sobre a suposta imparcialidade do julgamento, que não foram despejadas nas apelações.



Fernando González, Gerardo Hernández e Ramón Labañino, Antonio Guerrero e René González cumprem condenações que vão desde 15 anos até dupla prisão perpétua, por monitorar as atividades de grupos terroristas que atuam nos Estados Unidos contra a ilha.



A ONG destacou que a celebração do julgamento em Miami, dada a hostilidade generalizada para com o governo cubano ali, junto com os meios de comunicação e eventos que sucederam antes e durante o julgamento, foram fatores que fizeram impossível garantir um júri imparcial.



Ademais, dúvida sobre a força da evidência para sustentar a sentença por conspiração para cometer homicídio que pesou sobre Gerardo Hernández, e se as circunstâncias da detenção preventiva dos Cinco, que tinham acesso limitado a seus advogados e documentos, pode ter diminuído seu direito à defesa.



Também reiterou sua preocupação pelas repetidas negativas de Washington a entregar um visto temporário às esposas de duas dos detentos.



Preocupa-nos que uma proibição permanente de ditas visitas constitua um castigo adicional e é contrária às normas internacionais para o tratamento humano dos presos e a obrigação dos Estados de proteger a vida familiar, agrega o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog