sábado, 16 de outubro de 2010

Festival Visões Periféricas 2010

CineNews :





14.10.2010. - .10:18

Festival de curtas em vídeo no Oi Futuro - RJ



O Festival Visões Periféricas chega a sua 4ª edição expandindo o número de mostras, oficinas e debates e ganha participação internacional







Oferecer visibilidade aos projetos educacionais que se utilizam das novas mídias para a produção audiovisual, fundindo educação e tecnologia. Essa é a proposta do Festival Visões Periféricas 2010 – Audiovisual, Educação e Novas Tecnologias, que entre os dias 18 e 24 de outubro irá apresentar, em diversos locais espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, Baixada e São Gonçalo, oito mostras, quatro das quais competitivas, três oficinas de novas tecnologias e três mesas-redondas. Serão 99 filmes, produzidos entre 2008 e 2010. Muitos diretores (curtas-metragistas) conhecidos como Petrus Cariry, Vincent Carelli (premiado no Festival do Rio do ano passado), Allan Ribeiro, entre outros nomes, participam desta edição do Festival.







Com seu caráter múltiplo e democrático, o Festival Visões Periféricas engloba produções e realizadores além das periferias geográficas, como as comunidades quilombolas e ciganas, aldeias indígenas, sertões e também favelas, do Brasil e de países da região ibero-americana.







A abertura do evento será no dia 18 de outubro, com exibição do documentário Copa Vidigal, do diretor Luciano Vidigal (de 5xFavela), no Oi Futuro em Ipanema e com transmissão simultânea na Praça General Osório, também em Ipanema. Com isso estará dada a largada para os seis dias de festival, que tem entrada gratuita e que também exibirá filmes no Oi Futuro Flamengo, em cineclubes de Duque de Caxias, Nilópolis, Vista Alegre, Santa Teresa, Rio Comprido, Maracanã, Lapa e São Gonçalo, em comunidades como Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Tabajaras, Chapéu Mangueira e Babilônia, além de categorias exclusivas na internet (ver programação completa).







Uma das novidades desta edição é a mostra competitiva Imagens Remix, que pela primeira vez faz um mapeamento, inscreve e premia vídeos do YouTube e de outras plataformas que apresentam a combinação de vídeos, imagens, sons e músicas disponíveis na internet (mashups, remixagens, legendagens e paródias). Os filmes de até 3 minutos – muitos conhecidos do grande público por terem se tornado virais na rede como o vídeo “Cala boca Galvão - Save Galvão Birds”, por exemplo – serão exibidos e votados pela internet no site do Festival (www.visoesperifericas.org.br).







No mesmo ambiente também será possível assistir e votar nos filmes da mostra Tudojuntoemisturado. Para a categoria, que tem o tema “Ser singular na diversidade, ser diverso na singularidade”, foram selecionados filmes produzidos exclusivamente com máquinas fotográficas, celulares ou dispositivos móveis e que têm até 3 minutos de duração.



As demais categorias serão exibidas nos diversos espaços que fazem parte do Festival, com a maior parte concentrada no Oi Futuro, em Ipanema.







A competitiva Fronteiras Imaginárias irá apresentar curtas de até 30 minutos que lançam um olhar singular sobre as múltiplas periferias. Na categoria estão filmes como Jardim Beleléu, A Verdadeira História de Maculelê, Do Morro?, Caixa Preta e O filme mais violento do mundo, que contam com José Wilker, Caetano Veloso, Lula Queiroga, Babu Santana e Luciano Vidigal e Antonio Abujamra em seus respectivos elencos. Protagonista do curta Do Morro?, o cantor João do Morro, considerado um tipo de Bezerra da Silva da periferia de Recife, virá ao Rio participar do Festival.







Na mostra Visorama irão competir filmes de alunos de projetos, oficinas, pontos de cultura e coletivos informais que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Também será possível conhecer o que vem sendo produzido na formação em audiovisual de cursos, projetos e oficinas populares de outros países a partir dos filmes exibidos na mostra Ibero-americana, que irá apresentar a produção audiovisual dos países da região, com exceção do Brasil.







Categorias não competitivas







Como a criação de novos olhares é um dos objetivos do Festival Visões Periféricas, as crianças não poderiam ficar de fora. Periferia Animada irá apresentar curtas de animação ou com temática voltada para o público infantil.







Os fluminenses também têm uma categoria especial. A mostra temática Cinema da Gema exibirá curtas de até 30 minutos, realizados por pessoas que residem no estado do Rio de Janeiro. Já a mostra Singular Periferia exibirá as produções de até 30 minutos que retratam aspectos singulares da vida de quem vive nas periferias.



Oficinas e Mesas-redondas







Além das exibições de 99 filmes, o Festival Visões Periféricas 2010 também promove mesas-redondas com convidados especiais e oficinas educativas, com a intenção de formar olhar e público.







As questões abordadas nas mesas-redondas são: Sou de todo mundo e todo mundo é meu também - o audiovisual que nasce da mistura, que irá tratar de como o aumento da produção e difusão audiovisual, a partir das facilidades digitais, impulsionou o desenvolvimento de um gênero típico da internet, o da remixagem; Produção, difusão e educação audiovisual na América Latina – casos, caminhos e parcerias, que apresentará exemplos de iniciativas e estímulos à produção, exibição e educação audiovisual na América Latina; e Novas tecnologias, outras periferias, que vai mostrar como as novas tecnologias vêm mudando a face da produção cultural no país, impondo novos modelos econômicos estéticos e educacionais que influenciam uma nova visão da periferia a partir dela.







Oona Castro, diretora do Instituto Overmundo, Vitor Alli, pesquisador da UFRJ, Luciano Vidigal, ator e diretor, Fernando Motolese, criador do viral Cala a boca Galvão e o colombiano Daniel Bejarano, diretor do Festival Ojo al Sancocho de Bogotá, estão entre os convidados que compõem as mesas de debate.







Os temas das oficinas são: O ser criativo, com Luciana Bezerra, do grupo Nós do Morro, que irá fazer com que o público experimente alguns estímulos criativos e assim possa discutir como eles repercutem na imaginação e na criatividade; Criação de games, com Eduardo Azevedo, do NAVE Oi, pretende desmistificar a criação de jogos através de uma tecnologia que permite criar games de forma intuitiva e amistosa - os participantes poderão postar seus jogos em seu blog, site ou na imensa comunidade de desenvolvedores; e Vídeo-Remix, com a artista visual e VJ Moana Mayall, que apresentará um panorama múltiplo e compacto sobre a cultura da remixagem, desde as primeiras colagens da arte moderna até as livres recombinações digitais dos internautas de hoje, e que vai inspirar uma experiência coletiva com as novas linguagens e técnicas do vídeo-remix.







A produção do Visões Periféricas 2010 é da Imaginário Digital, uma instituição que tem como principal objetivo promover e assegurar o acesso de jovens ao uso das novas tecnologias em comunicação, e conta com o patrocínio da Oi, da Petrobras e do BNDES.










Festival Visões Periféricas 2010 - Audiovisual, Educação e Novas Tecnologias.



De 18 a 24 de outubro



Abertura: segunda-feira, dia 18 de outubro, às 19 horas - Exibição do documentário Copa Vidigal, do diretor Luciano Vidigal (de 5xFavela), Local: Oi Futuro em Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar - (21) 3201.3010 - transmissão simultânea em telão montado na Praça General Osório, em Ipanema.

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog