sábado, 16 de outubro de 2010

Questão indígena

Funai condena uso de armas em reserva indígena

Ministério Público Federal também pretende encontrar uma solução para o caso

Leandro Becker
leandro.becker@zerohora.com.br



A Fundação Nacional do Índio (Funai) promete reagir contra a presença de armas irregulares na reserva indígena Bananeiras, no norte do Estado. Em entrevista publicada por Zero Hora, o cacique José Orestes do Nascimento, 60 anos, reconheceu a formação de uma guarda – integrada por 18 homens –, armada com arsenal deixado por caçadores quando flagrados na área. Ele fez a declaração no dia seguinte ao ser solto após uma operação policial fazer a apreensão de armas no local.



– A Funai desaprova o uso de armas e está surpresa com o fato. Protegemos a cultura indígena e somos contra a prática de crimes. Vamos averiguar a situação e tomar providências – afirma o coordenador da Funai no Estado, Adir Reginato.



O Ministério Público Federal também pretende encontrar uma solução para o caso. Entre as possibilidades cogitadas, está a regularização da posse das armas pelos índios ou desarmá-los e reforçar a segurança na reserva.



– Não se pode combater a ilegal presença de caçadores na reserva com o também ilegal uso de armas por índios para defender a área – diz o procurador Michael von Mühlen de Barros Gonçalves.



A Polícia Civil também criticou o uso de armas de caçadores.



– Eles deveriam, no mínimo, comunicar a Brigada Militar sobre o recolhimento das armas. A reserva não pode servir como palco de fatos delituosos – destaca a Segundo a delegada Cinara Stormovski Freitas.







O caso

AS PRISÕES

- Na segunda-feira, ao aprofundar as investigações do assalto a banco em Gramado dos Loureiros, a polícia deteve o cacique e dois filhos após encontrar oito armas na reserva Bananeiras

- O cacique José Orestes do Nascimento, 60 anos, e o filho Gélson do Nascimento, 37 anos, ficaram presos até terça-feira no presídio de Sarandi. Por estar com arma sem numeração raspada ou procedente de furto, diferentemente do pai e do irmão, o vice-prefeito Erpone do Nascimento, 39 anos, pagou fiança

A DECLARAÇÃO

- Em entrevista a ZH, o cacique revelou que os índios têm uma guarda armada. Ele afirmou que as armas haviam sido deixadas por invasores quando flagrados na área. A PF afirma que os índios não podem reter armas nem usá-las para fazer a defesa.

Grupo RBSDúvidas Frequentes
Fale conosco
Anuncie - © 2000-2010 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog