quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

Em 9 de fevereiro de 1994 - Na África do Sul era eleito Nelson Mandela. O lider anti-segregacionista.

Em 9 de fevereiro de 1967 - Tivemos no Brasil a Lei 5250 - Chamada Lei da Imprensa, que regulava a liberdade da manifestação do pensamento e da informação, sancionada pelo Presidente da República, durante o período do Regime Militar.(A Liberdade vigiada).

Em 9 de fevereiro de 1975 - Aconteceu a I Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Alentejo e Ribatejo, realizada pelo PCP - Partido Comunista Português, em Évora, lembrando os 35 anos da reforma Agrária em Portugal.

Em 9 de fevereiro de 1950 - Teve início nos Estados Unidos da América, o Macartismo. Quando o senador norte-americano em um discurso em Wheeling - West Virginina, Joseph McCcarthy, fêz uma lista de 250 pessoas ligadas ao Partido Comunista, que passariam a ser perseguida.


Em 9 de fevereiro de 1912 - Nascimento de Apolônio de Carvalho, membro do PCB e um dos lideres do Levante de 1935.

Em 9 de fevereiro de 1959 - Uma terça feira de carnaval, lembramos que 27 homens armados da GEB -Guarda Especial de Brasilia entraram no acampamento da Pacheco Fernandes, onde os operários reclavam da má qualidade da comida. E os homens da GEB, atiraram matando centenas de operários. Hoje na vila Planalto em Brasilia há um monumento, em memória destes operários, mas muitas famílias que tiveram os seus entes queridos, que foram trabalhar para o sonho da nova capital, os mesmos não retornaram. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Nova Cap) admitiu que na época um funcionário morreu e três ficaram feridos.Porém não é isto que apurou os jornalistas Didino Paiva e Antonio Consenza. Nem é isto que diz os versos de Nicolas Berh, o cineasta Vladimir Carvalho e o fotógrafo Emilson Figueredo. Não tenho a imagen do local, onde há um monumento em que há uma cruz cravada na terra em volta a correntes enferrujadas.Mas é triste algumas lembranças da capital do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog