domingo, 4 de março de 2012
Flexibilização quantitativa
O QUE É FLEXIBILIZAÇÃO QUANTITATIVA ( QE ) ?
Tentando salvar o capital em época de crise
QE = quantitative easing
O maior roubo bancário da história? Mais flexibilização quantitativa = Resgates clandestinos
A Reserva Federal dos Estados Unidos está a preparar-se para realizar outro gigantesco resgate dos grandes bancos, mas desta vez praticamente ninguém nos principais meios de comunicação utilizará o termo “resgate” e portanto o povo americano vai ficar muito menos incomodado. Sabem, uma lição que aprendemos durante a última ronda de resgates bancários foi que, no fundo, no fundo, o povo americano não gosta que o Congresso dos Estados Unidos vote para dar dinheiro aos grandes bancos. Assim, desta vez, os poderes financeiros estabelecidos imaginaram uma forma de contornar a situação.
Em vez de passar pela enorme dor de cabeça de negociar com o Congresso dos Estados Unidos, a Reserva Federal vai pura e simplesmente imprimir dinheiro e dá-lo diretamente aos bancos. Para ser mais preciso, a Reserva Federal vai utilizar um procedimento conhecido como “flexibilização quantitativa” para imprimir dinheiro a partir do nada, a fim de adquirir grandes quantidades de “ativos problemáticos” (como, por exemplo, títulos com garantia hipotecária) aos maiores bancos dos Estados Unidos a um preço muito superior ao do mercado. Há quem já se pergunte abertamente se esta próxima ronda de flexibilização quantitativa não vai ser o maior roubo bancário da história. A maioria dos americanos não vai compreender suficientemente bem estes “resgates clandestinos” para se incomodar com eles, mas isso não significa que não sejam tão maus como (ou mesmo piores do que) a última ronda de resgates. No final, toda a inflação que esta nova ronda de flexibilização quantitativa vai provocar vai ser uma “taxa oculta” sobre todos nós.
Estes novos resgates clandestinos vão funcionar mais ou menos assim….
1) Os grandes bancos americanos têm enormes quantidades de lixo constituído por títulos com garantia hipotecária que não valem praticamente nada e dos quais se querem desesperadamente desfazer.
2) Convencem a Reserva Federal (que é parcialmente detida pelos grandes bancos) a comprar estes “ativos tóxicos” a um preço muito superior ao do mercado.
3) A Reserva Federal cria enormes quantidades de dinheiro a partir do nada para comprar todos esses ativos problemáticos. O público é informado de que toda esta “flexibilização quantitativa” é necessária para estimular a economia dos Estados Unidos.
4) Os grandes bancos são recapitalizados e livram-se de enormes quantidades de títulos hipotecários maus, a Reserva Federal encontra uma maneira de injetar centenas de milhar de milhões (ou mesmo bilhões) de dólares na economia e a maioria dos americanos não fica mais esclarecida.
Mas esta não é a única forma de a Reserva Federal entregar enormes quantidades de dinheiro aos grandes bancos dos Estados Unidos. Num artigo anterior, descrevi de que forma a Reserva Federal empresta enormes quantidades de dinheiro praticamente sem juros aos grandes bancos americanos, que estes melhoram significativamente investindo em títulos do tesouro norte-americano que rendem mais ou menos três por cento. Essencialmente, é uma maneira legal de os grandes bancos americanos fazerem montes e montes de dinheiro grátis.
A verdade é que a Reserva Federal faz tudo o que pode para assegurar que os grandes bancos americanos se mantenham gordos e felizes.
E os bancos pequenos? O que lhes acontece?
Ora bem, a grande maioria dos bancos pequenos não são considerados “suficientemente grandes para resgates” e são abandonados à sua sorte.
Nunca deixem ninguém convencer-vos de que o sistema bancário dos Estados Unidos tem condições iguais de competitividade.
Ao longo das últimas semanas, funcionários da Reserva Federal têm vindo a aparecer e a deixar no ar a ideia de que é muito importante a adoção de “medidas” e a implementação de outra ronda de flexibilização quantitativa para ajudar a estimular a economia dos Estados Unidos.
De fato, durante o seu discurso de sexta-feira, quase se ouvia Ben Bernanke a salivar com a ideia de imprimir mais dinheiro.
Mas ninguém pergunta realmente quem vai ser o primeiro a ficar com todo esse dinheiro que a Fed vai injetar na economia.
A resposta, claro, é óbvia.
Vão ser os grandes bancos – os mesmos bancos que detêm parcialmente a Reserva Federal e que têm uma tremenda influência nas políticas da Fed.
Mas embora tudo isto já seja bastante duvidoso, é assim tão mau para o resto das pessoas que a Reserva Federal resgate os grandes bancos e devolva uma certa estabilidade tão necessária ao sistema financeiro dos Estados Unidos?
Afinal, se o “Foreclosure Gate” (escândalo das execuções hipotecárias) tem potencial para causar uma derrocada financeira de pesadelo, não é melhor que a Reserva Federal intervenha e absorva grandes quantidades desses activos tóxicos?
São questões legítimas.
Sem dúvida que a Reserva Federal tem poderes para intervir e facilitar todos os tipos de problemas a curto prazo cobrindo-os com dinheiro, mas, no final, a impressão de mais dinheiro só vai piorar ainda mais os nossos problemas a longo prazo.
Sempre que se introduz um dólar novo no sistema, todos os outros dólares existentes perdem um pouco de valor.
A introdução de bilhões de dólares no sistema tem o potencial para criar um pesadelo inflacionário.
Já há alguns funcionários superiores da Fed a dizer publicamente que a inflação está “demasiado baixa” e que precisamos de gerar propositadamente mais inflação para “estimular” a economia dos Estados Unidos.
Sim, é tão louco como soa, mas é de fato o que eles estão a propor.
Aparentemente, muitos funcionários superiores da Reserva Federal acreditam honestamente que podem injetar bilhões na economia e aumentar significativamente a inflação sem que daí advenham grandes prejuízos.
Mas mesmo antes da “Flexibilização Quantitativa 2″ ter começado, já estamos a assistir à formação de todo o tipo de pequenas bolhas no sistema financeiro. Por exemplo, neste momento os preços das mercadorias dispararam e em breve isso irá afetar o preço que pagamos pelos alimentos no supermercado.
Já estamos a caminho da inflação grave e a Reserva Federal ainda nem sequer ligou as mangueiras do dinheiro. Portanto, o que vai acontecer quando injetarem mais bilhões na economia?
Imprimir mais dinheiro e dá-lo aos bancos não vai resolver os nossos problemas econômicos. Só vai piorá-los.
Mas, infelizmente, neste caso a opinião dos eleitores americanos não é tida nem achada. A nossa política monetária nacional está nas mãos de um banco central não eleito que faz praticamente o que quer.
Vem aí um pesadelo econômico e é melhor prepararem-se.
The Economic Collapse, 19 de Outubro de 2010
http://www.prisonplanet.com/the-biggest-bank-robbery-in-history-more-quantitative-easing-backdoor-bailouts-for-the-big-banks-without-having-to-go-through-congress.html
--
Partido Comunista Brasileiro
Comite Estadual - SP
(11)3106-8461
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2012
(1134)
-
▼
março
(189)
- Europa no SéculoXXI
- Borboleta
- Pivete
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- A travessia por Imagem
- 90 anos do PCB e Prof.Edilmilson Costa em São José...
- Manifestação contra evento sobre a ditadura acabou...
- Governo federal implanta sistema para garantir o a...
- Coletivo de Mulheres Ana Montenegro no dia da Terr...
- Brasil Brasil é denunciado na OEA por cas...
- Europa Vermelha
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- abraços a todos os meus amigos e seguidores
- Mundo sindical discute racismo no Trabalho
- Manifestação conflitante pra lembrar o golpe de 1964
- Ônibus em Rio Preto não são 100% acessível
- Frase de Desmond Tutu
- Fatos Históricos, Políticos,Sociais, Artísticos e ...
- O Brasil sem Millor
- Hoje Ivan Pinheiro na TV Brasil
- Latifundiários assassinam mais trabalhadores sem t...
- PUCRS e Oracle University firmam acordo
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, artísticos e...
- Por uma leitura política da obra de Nietzche
- Rosimeire Navarro, convida pra lançamento de Livro
- Declaração dos 90 anos do Partidão
- Justiça impede desconto no salário do professor
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Carlinhos Brown na luta contra a Anemia Falciforme
- Cine Clube FGV
- Revista de História da USP receberá dossiês para d...
- Festa Estadual dos 90 anos do PCB
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Cultura Oficial silenciosa em São José do Rio Preto
- Seminário propõe ações para a Cultura em Jaraguá d...
- Contribuição do Professor Julio Vieira, presidente...
- Colegiado Indígena no Conselho Municipal de Cultur...
- A musicalidade
- Humana é a Injustiça
- O FIM
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, artísticos e...
- Os 90 anos do Partido Comunista Brasileiro - PCB
- Ciclo de Debates - 25 anos em Contexto
- China seduz juventude partidárias de Angola e Moça...
- PSIUUU
- O Lixo é luxo?
- A Bailarina
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- István Mészáros cumprimenta PCB pelos 90 anos
- A senhorita de Scuderi de E.T.A Hoffmann
- Chico Anysio eternizado
- Fatos históricos, Políticos, Sociais, artísticos e...
- Reflexão sobre as eleições de 2012
- Paraguai homenageia militante desaparecido na dita...
- USP vai adotar diploma virtual, documento é mais r...
- Frelino decide avançar com a regualarização de Imó...
- Programa Nacional do Partido Comunista Brasileiro
- Fatos históricos, Políticos, Sociais Artísticos e ...
- Informamos
- Semana dos 90 anos do PCB
- Luanda - Angola acolhe Bienal Internacional de Poesia
- Um eldorado que repele os menos favorecidos
- 21 de março - Dia Internacional de Luta pela Elimi...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Hoje - Dia Internacional Contra a Discriminação ...
- O percurso do ANC até à derrota do racismo
- Prefeitura Municipal de Macapá realiza Audiência P...
- ONU alerta contra preconceitos e xenofobia
- Fatos Históricos, Políticos,Sociais, Artísticos e ...
- Procuro pessoas pra sonhar com o Amor
- Cultura Resistência e Sujeito, temas da I Semana d...
- Assalariados e assalariadas Rurais fazem pressão p...
- Pernambuco comemora 90 anos de PCB
- Atirador mata 4 em escola judaíca na França
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- 160 anos de São José do Rio Preto
- Medicamento indicado para doença cardíaca combate ...
- Djiblolo
- Contrato de Carbono entre empresa irlandesa e índi...
- Dia Nacional da Comunidade Judaíca
- Língua
- Meu barco andou buscando um navegante
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- mais de 50 anos depoi, Supremo julga ação mais antiga
- Sebastião Curió esconde da Comissão da Verdade e o...
- Grupo de danças e cantares portugueses grava DVD
- Anima Escola agora em parceria com o Anima Mundi ...
- A Literatura interpretando a contemporaneidade
- o culto dela
- Canção de Ninar
- Raízes da África
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Infarto mata o geógrafo Aziz Ab'Saber (Unesp/USP)
- Karl Marx sempre presente
- Biodiversidade e Cultura Indígena
- O anarquismo entra em cena nas manifestações da cu...
- Educadores da rede pública definem o fim da parali...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Presidente do Afeganistão pede para que a OTAN dei...
- Negros esquecidos: A herança maldita na literatura...
-
▼
março
(189)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão