sábado, 6 de fevereiro de 2010

Albinismo


Hoje o continente africano tem na sua luta cotidiana, uma tarefa gigantesca que é o estágio cultural de alguns sers huamnos portadores de títulos como pastores ou feiticeiros, que passaram a insentivar a pratica de um crime que é a perseguição as crianças albinas.


A Agencia da Onu, relata casos de perseguições e violências as crianças, fatos que ocorrem na Tanzânia e na República Democrática do Congo, mas o problema também existe no norte da África.


Um estudo do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, revela que partes do pais de crianças albinas sente-se humilhados por ter tido ou gerados filhos albinos. E o mesmo estudo indica que cerca de dois terço do país disseram que a intervenção médica para os filhos albinos eram caras e a metade admitiu que os filhos tem dificuldades visuais.


A Fundação para albinismo na Africa Oriental, que é um grupo de proteção para as comunidades albinas, e que encontra-se sediada no Quênia, está fazendo um esforço para evitar que continue a caça as crianças albinas na Tânzania, Burundi e no Quênia.


O grupo afirma que os governos destes países devem atuar com programas, para acabar com essa prática, que na verdade é ligada a um mito. Em que pastores e feiticeiros , pregam que os albinos tem poderes mágicos e que quem comer parte de seus corpos terás sorte no dinheiro, no amor, e que pode tornar-se rico. Evidentemente que tudo isto é ignorância e que o processo de educação, aliado a repressão pode sim acabar com esse crime. Embora saibamos que nos últimos 18 meses, aproximadamente 40 crianças morreram e que parte de seus corpos chegaram a ser vendidos até 2.000 dolares.


Na Tanzania temos 7 individuos que serão julgados e outros 11 no Burundi.


O albinismo é apenas uma condição genética que impede o desenvolvimento da pgmentação normal da pele, tornando-se rosa esbranquiçada. A UNICEF tem ações em vários países pra coibir essa prática. A Polícia da Tanzania hoje escolta crianças albinas no caminho da escola. Todos os albinos estão registrados pelo governo da Tanzania, vária pessoas naquele país, já foram detidas porem nenhuma considerada culpada.


E preciso hoje um trabalho de conscientização, de pessoas serias e comprometidas com os direitos universais do ser humano, principalmente no direito a vida, a liberdade e no respeito a outro.



Manoel Messias Pereira

professor de História

2 comentários:

  1. Oi Manoel,
    meu nome é Roberto e mantenho um blog a respeito de albinismo. Eis o endereço http://www.albinoincoerente.com/
    Caso possa divulgá-lo, agradeço
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo joia muito bom o post as colocações e as informações eu tenho um blog que fala diretamente sobre albinismo akie esta o link

    http://blogdomeninoalbino.blogspot.com/2010/08/so-acontece-com-migo.html

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog