Dia 02 de fevereiro no Ocidente temos a Purificação da Bem aventurada Virgem Maria. No Oriente Bizantino isto é o encontro do Salvador com aqueles que ele veio salvar, representados pelas pessoas de Simeão e Ana. Segundo as palavras do Nuc dimittis (Lc.29-32), usadas constantemente ao canto liturgico da Festa "Luz para iluminar as nações e gloria do teu povo Israel".
No dia 2 de fevereiro nos cultos afros, homenageam Yemanjar, filha do Céu e da terra, irmã e esposa de Aganju, mãe de Orugan, a grande mãe dos deuses. É a senhora das grandes águas: mar, rio, fontes, lagos. E em muitos mitos, a água é origem das coisas e o espírito de deus pairava sobre as águas. é representada em idolo como a sereia e em pedra de quartizo, sua pedra é a marinha, sua cor das águas é consagrada a cor azul. A sua comida peixe, manjar. A sua oferenda flores, perfumes. Cultuada no Brasil, nos Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Argentina, em diversas partes do Continente Africano. A expressão YemanjÁ a suadação em yoruba´ "adosceaba".
Dia da Marmota dia 2 de fevereiro quando ela é retirada de sua toca pra fazer previsões do tempo. Essa crença foi recentemente retratada no Filme "Feitiço do Tempo" de 1993. É uma crença do norte da Europa. Sabemos pouco sobre isto. Na Universidade brasileira, não temos cultura popular dos todos os povos europesu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão