domingo, 19 de fevereiro de 2012
Indios tupinambás mantém um movimento re resistência
Desalojados de suas terras pela Polícia Federal, no início de fevereiro, eles iniciam um movimento de resistência
Pela Comissão Organizadora do Seminário de História Indígena Caboclo Marcelino
Em 11 de fevereiro, realizamos o Ato de Apoio aos Tupinambás no Acuípe – divisa entre Ilhéus e Una, Bahia. Lembrando: aquela comunidade indígena foi expulsa com violência e preconceito de suas terras tradicionais (01/02/2012) pelo estado, justiça e policia federal. Segundo os relatos, os policiais foram agressivos com crianças, anciãos, mulheres e homens. De acordo com as narrativas, os que efetuaram a ação humilharam um dos pajés da comunidade Tupinambá, deixando o mesmo de joelhos na lama e com as mãos na cabeça por cerca de duas horas. Os invasores satirizaram o Porancy – ritual sagrado – que foi realizado pela comunidade durante a invasão.
Esta invasão (alguns chamam de “reintegração de posse”) quebrou um acordo que não haveria ações como esta em terras indígenas retomadas de longa data (com no mínimo dois anos de ocupação), até o julgamento do relatório da FUNAI que demarcou as terras Tupinambá. Aliás, o relatório é de 2009 e até agora a justiça federal não julgo o mesmo, aumentando o clima de tensão em Olivença e região. Parece que não existe interesse político e social daqueles que detém o poder no estado da Bahia e no governo federal. Isso significa que todo o povo Tupinambá, além de sofrer com o processo de criminalização, preconceito e violência policial, agora também fica com receio do estado e da justiça porque, a qualquer momento, novas reintegrações podem ocorrer.
Durante o Ato de Apoio aos Tupinambás que realizamos no dia 11, antes de levarmos os alimentos recolhidos à Comunidade Indígena que encontra-se “acampada” no entorno e no núcleo escolar localizado no Acuípe (Escola Estadual Indígena Tupinambá-EEITO), o Cacique Val circulou com os presentes nos lugares onde a policia federal efetuou a invasão. Ouvimos relatos da ação e observamos o resultado da ação policial, conforme iremos apresentar na sequência.
O quadro que observamos lembra muito a política de terra arrasada adotada pelas tropas nazistas na II Guerra Mundial e pelo exército norte-americano nos territórios invadidos no Afeganistão, Iraque e em outras nações. A ação adotada no Acuípe foi de expulsão com violência, preconceito em relação aos índios. Em seguida a policia federal ordenou e destruição das moradias, criações e plantações. Os tratores a mando dos policiais destruíram casas não deixando tempo, por vezes, para as pessoas tirarem todos seus pertences ou parte do material utilizado para a construção.
O Cacique Val nos mostrou uma serie de moradias destruídas, uma fábrica de farinha de mandioca arrasada, roçados danificados e/ou em estado de abandono por não ser possível mais cuidar do plantio. No lugar onde ficava a fábrica de farinha até o galinheiro foi destruído e encontramos o esqueleto de um cachorro de caça da comunidade indígena morto durante a ação realizada.
A ação foi clara: destruir tudo para que os Tupinambá não voltassem. Atualmente parte daquela Comunidade reelabora suas vidas, resistindo cotidianamente no e entorno do núcleo escolar do Acuípe da EEITO (Escola Estadual Indígena Tupinambá). Lá o quadro é: pouco espaço para muita gente – o lugar não é adequado para moradia; alguns índios estão sob as lonas; e, além disso, logo iniciam as aulas, sendo necessária a saída daqueles que foram expulsos de suas terras.
Sabemos que muitos não gostam de utilizar adjetivos nos textos para manter a frieza de suas narrativas, mas, neste caso e em vários outros, não tem como não dizer: maldade pura do estado brasileiro (governo federal e estadual da Bahia), da justiça e policia federal. Por isto novamente escrevemos: não importa só o partido que está no poder (seja ele na Bahia, em São Paulo, em Brasília), pois as ações autoritárias se repetem por este país a fora.
Entretanto, pensamos aquela maldade não foi casual. A crueldade estatal adotada é ideológica e histórica porque sempre se direciona: aos índios, negros, mestiços, pobres rurais/urbanos. Uma maldade que procura criminalizar, humilhar, amedrontar, destruir e arrasar.
Porém, durante o Ato de Apoio que realizamos no dia 11/02/2012 sentimos que a comunidade tupinambá no Acuípe não foi derrotada. Ela resiste e reelabora a vida, para que a luta pelas terras tradicionais continue. Você observa isto nas caras dos anciãos, curumins, cunhatãs, guerreiras e guerreiros tupinambá daquela área e por toda cidade de Olivença.
Um Porancy será realizado. A Comunidade Indígena irá dançar pisando forte no chão e cantando bem alto para que os encantados e espíritos ofereçam força. Esta pisada e cantoria durante o Porancy também irá ecoar em alto som nos ouvidos dos que estão no poder não os deixando dormir para todo o sempre. Os Tupinambá cantaram
Oh… devolvam nossas terras
Nossas terras nos pertencem
Devolvam nossas terras
Nossas terras nos pertencem
Nelas torturaram, mataram e enterraram
Nossos parentes
Nelas torturaram, mataram e enterraram
Nossos parentes
Oh, devolvam nossas terras
Nossas terras nos pertencam
(Canção guerreira tupinambá)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2012
(1134)
-
▼
fevereiro
(169)
- Peru tem que aprender de Cuba na educação
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, artísticos e...
- Curso de Especilaização "Latus Sensu"Educomunicação
- Dilma afirma reconstruirá estação na Antártica
- Dicionário é processado por preconceito
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Brasil foi marcado pela "ochilelembya"
- Estudante candense detido em Dourados
- Consequência da Semana de 1922, no Ceará
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Biblioteca do IEB - USP recebe acervo da professor...
- Museu do Ceará
- Em Portugal a luta contra o abandono escolar
- santa sensual
- Na Roça
- Varanda
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Vôo da Minerva
- Nelson Mandela foi hospitalizado
- Morreu porque era negro
- A urbanidade entre o surreal e o expressionismo
- A Noite
- Delírio
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Faleceu o cantor brasileiro Peri Ribeiro
- Ama-me sem me suportares
- Festival Literário de Madeira
- Biólogos russos revivem uma plantas extinta há anos
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- USP é a Universidade que mais forma doutores no Mundo
- Entidades e Políticos criticam "Projeto Avatar" no...
- OAB-SP organiza congresso em homenagem ao Dia das ...
- Crise do capitalismo global
- Fatos Históricos, Políicos, Sociais, Artísticos e ...
- Professor Dr. Antonio Carlos Mazzeo no IBILCE/UNESP
- Centros Academicos de Laos aumentam compromisso co...
- A obra em que Darcy Ribeiro desafia o Brasil
- Campeã do carnaval de 2012 do Rio de Janeiro
- Voltaire e Carolina Mathilde uma história de amor ...
- Unesp sobe 116 posições em ranking internacional
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Mocidade Alegre comemora o título do Carnaval Pau...
- Livro marca retorno de escritor americano ao roman...
- Os carperos deram um ultimato ao governo Lugo.A qu...
- Prof.Dr. Fábio F. Vilela convida a todos para pale...
- A Engenharia da Cooptação e os sindicatos no Brasi...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Pelé fala da preparação do país para o Mundial
- Palestra de Dr.Carlos Abib Cury
- Professor Antonio Carlos Mazzeo faz palestra no IB...
- Filhos de Gandhy pede fim da violência contra as m...
- Porto Submerso: desafios para o patrimônio portuár...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Sesc TV, documentário sobre Marighella
- PCB - Partido Comunista Brasileiro, não vai disput...
- Análise Trotskista sobre a Grécia
- Previdência Social e Fundo de Pensão: mais um golp...
- alma literária
- Sina Nordestina
- Pedro
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Indios tupinambás mantém um movimento re resistência
- Veja o observatório da Discriminação Racial, da vi...
- Ilê Aiyê como é bonito de se vê
- Um olhar sobre o carnaval baiano
- Rússia e Cuba uma cooperação vantajosa
- Nua do carnaval
- João
- Segredo
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- ONU consagra decénio 2012/2022 aos afrodescendentes
- Ilê Aiyê homenageam aos negros do Sul brasileiro
- Para o pai de Lindemberg Alves a pena foi imoral e...
- Fatos Políticos, Históricos, Sociais, Artísticos e...
- 120 anos do maior porto da América Latina - Santos
- José Gil distinguido com Prêmio Virgílio Ferreira ...
- Filme sobre assassinatos de ciganos disputa Urso d...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- MPLA e a sucessão em Angola
- Bahia certifica 600 Guias e Monitores para o Carna...
- Sobretaxa aos cobertores importados de Uruguai e P...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Guido Mantega Brasil aumentará investimento...
- Cinemateca reúne em São Paulo filmes brasileiros d...
- UnB e assistência ao aluno
- Espiritualidade e Ciência - Umbanda
- Fatos Históricos, políticos, sociais, artísticos e...
- Manuel Quirino Em 14 de fevereiro de 1923 - Mor...
- Fundação de Cultura confirma cinco show do MS Cant...
- PT Mistura estação e incomoda Dilma e Militantes
- Patrice Trovoada fala na Construção de um porto em...
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Liga árabe pede a intervenção da ONU na Síria
- A Grécia atual
- Para Gary Sthal ainda há muito o que fazer na Amaz...
- Ela foi hospedar no Céu
- O caminho é este
- Sociedade Anônima
- Fatos Hístóricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- São José do Rio Preto-SP, realiza a sua 1a. Confer...
-
▼
fevereiro
(169)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão