domingo, 14 de novembro de 2010

dia 11 de novembro na história - literária artística e cultural

1- Em 14 de novembro de 1840 - nasceu Claude Oscar Monet, natural de Paris. Ele descobriu que a cor tem as suas próprias razões, assim como o desenho, a cor rompe com as nítidas exigências da linha. Monet buscava a realidade por trás da aparência visual esticando a cor até o seu limite e procurando na própria natureza, aquelas nuanças significantes que expressam a realidade do mundo.

2- Em 14 de novembro de 1921 - Nasceu Clementino Rodrigues, em Lingua de Vaca, bairro do Garcia em Salvador. Compositor de choros e sambas, conhecido por Riachão.

3- Em 14 de novembro de 1979 - nasceu Olga Kostyantynivna Kurylenko, modelo, atriz, natural de Berdyansk - Ucrânia.

4- Em 14 de novembro de 1995 - No Instituto de matemática e estatística da Universida de São Paulo - USP, foram realizadas palestras situadas em cinco áreas distintas do conhecimento a saber, matemática, computação, economia, Física, e metereologia. Tal é a principal contribuição do legado de John Van Neumann.

5- Em 14 de novembro de 1919 - Amadeu Ataliba arruda Leite Penteado, natural de Capivari, poeta, folclorista, filologo e ensaista brasileiro foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, cadeira n.15, na vaga de Olavo Bilac.

6- Em 14 de novembro de 1977 - Faleceu A.C. Bhaktivendanta Swami Srila Probhupada, fundador da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna.

7- Em 14 de novembro de 1999 - Faleceu o compositor brasileiro Ze Kety. Seu caixão foi coberto com a bandeira da Escola de Samba Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog