quarta-feira, 3 de novembro de 2010

dia 3 de novembro na história - artística, literária e cultural

Em 3 de novembro de 1801 - nasceu Vicenzo Salvatore Carmelo Francesco Belini, natural da Catânia, Sicilia. Aprendendo a tocar piano ainda criança com seus avós e tornou-se um dos mais célebres operistas do século XIX.

Em 3 de novembro de 1810 - Estreiou "La Cambiale di Matrimônio" uma das primeira óperas do italiano Gioachino Rossini, no Teatro San Moisès em Veneza - Itália. Retrata a história de um negociante canadense, Sloak, que pretende casar-se na Inglaterra. Para isso pede ajuda ao inglês Tobias Mill. A priori, este pensa casá-lo com sua filha Fanny, mas sem ter o conhecimento que ela um empregado seu, Milford.

Em 3 de novembro de 1901 - nasceu André Malraux, em Paris, uma das mais expressivas, celebridade como escritor, crítico de artes, e ativista político. Usava os seus romances para expressar o existencialismo. Amigo pessoal de Charles de Gaulle, e Alberto Camus.

Em 3 de novembro de 1950 - Nasceu Eduardo Carvalho Monteiro, em São Paulo, psicólogo, bacharel em turismo, historiador e jornalista e membro da Academia Maçônica de Letras, morreu em 15 de dezembro de 2005, vítima de coma diabético.

Em 3 de novembro de 2009 - morreu cientista social Claude Lévi - Strauss. O estudioso belga considerado o responsável por renovar a antropologia e o estudo dos fenômenos sociais e culturais, incluindo o mito. Fundou a nova corrente do estudo antropológico, o estruturalismo. É tido como um dos mais reelevantes do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog