quarta-feira, 3 de novembro de 2010

dia 3 de novembro na história - Sócial e política

Em 3 de novembro de 1970 - Salvador Alende assumiu a presidência do Chile e durante seu governo nacionalizou as minas de cobre a principal riqueza do país. Transferiu o controle das minas de carvão e telefonia para o Estado, aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária.

Em 3 de novembro de 1639 - Morreu São Martinho de Lima, ou de (Porres), nascido em Lima no Peru, filho de um nobre espanhol com uma negra afro-descendente. Foi registrado como filho de pai ignorado, aprendeu noções de farmacia e fazia o trabalho mais humilde e braçal no covento, morreu aos 60 anos, chamado de Padre negro dos milagres ou padre dos pobres.

Em 3 de novembro de 1793 Morreu guilhotinada, Olympe de George, a primeira mulher a instituir as associações de mulheres, e que abandonou os afazeres domésticos, para participar da vida republicana, acreditando na idéia da "igualdade, fraternidade, e liberdade". Por isto os homens entenderam que ela era uma intromissora politica, por isto acabou indo presa, julgada e condenada a guilhotina.

Em 3 de novembro de 1930 - Foi instituído o direito do voto feminino as mulheres no Brasil.

Em 3 de novembro de 1963 - Terminou em São Paulo a greve dos 700 mil operários liderados pelo Pacto de Ação Conjunta (PAC).

Em 3 de novembro de 1867 - Morreu Maria Máximo ou Domitila, uma grande benemérita, amante de D.Pedro I, e om ele teve quatro filho. Rompeu o seu romance, quando o imperador, casou-se, com D. Amélia a sua segunda mulher. Domitila passou a viver com Rafael Tobias e teve seis filhos com ele. Casou-se em 1842 e ficou viuva em 1857.

Em 3 de novembro de 1891 - Marechal Deodoro da Fonseca, tentou um golpe fechando o Congresso e acabou sendo substituído pelo presidente Floriano Peixoto.
Nesta mesma data foi preso Saldanha Marinho, uma das grandes figuras da época diretor do jornal diário " A República" e ao ser preso diz "esta ralmente não é a república de nossos sonhos".

Em 3 de novembro de 1930 - Getúlio Vargas assume o cargo de chefe do governo provisório, que nada teve de provisório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog