quinta-feira, 4 de novembro de 2010

dia 4 de novembro na história - artística, literária e cultural

Em 4 de novembro de 1862 - Morreu José Esteam Coelho de Magalhães em Lisboa, jornalista, orador, parlamentar em Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra,veterano das guerras liberais, viveu no Exílio na Inglaterra, e na Ilha Terceira.
Em 4 de novembro de 1880 - Nasceu no Alabama, Hellen Adams Keller, deficiente sensorial, cega e surda. Superou todos os obstáculos tornando uma das mais notáveis personagens do século XX. Sentia ondulações dos pássaros através dos cascos de árvores de alguns parque que passeava. Tornou-se célebre escritóra, filósofa e conferêncista. Famosa pelo trabalho em benefício dos deficientes. Anne Sullivan foi a sua professora e companheira. Entre as duas nasceu a peça "Miracle Worker" de Willian Gibson que mais tarde virou o filme o "Milagre de Sullivan" em 1962 dirigido por Arthur Penn. Em Portugal o milagre de Hellen.

Em 4 de novembro de 1902 - nasceu Pierre Fantumbi Verger em Paris, veio ao Brasil após a leitura dos livros de Jorge Amado e tornou-se um célebre estudioso de antropologia, focando e pesquisando o candomblé e na Bahia e na África, inclusive fazendo o estudo do oráculo de Ifá.

Em 4 de novembro de 2003 - Morreu a escritora Rachel de Queiroz, jornalista e filiada ao PCB

Em 4 de novembro de 1929 - Nasceu Mauricio Tragtenberg , educador libertário, filho de família judaico camponesa.Foi doutor pela USP, frequnetou os movimentos jovens, o Partido Comunista Brasileiro - PCB e foi um intelectual do PT, morreu São Paulo em 1998.

Em 4 de novembro de 1945 - Funda-se a Orquestra Sinfônica da Paraiba (OSPB)

Em 4 de novembro de 1982 - Morreu Dominique Dunne em Los Angeles Califôrnia, foi a atriz do principal filme "Poltergeist em 1982" . Ela foi assassinado pelo namorado John Thomas Sweeney, um ajudante de cozinha, que a estrangulou-a. Permaneceu tres anos presos e foi solto. Outras pessoas relativa a este filme também tiveram mortes violentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog