terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finado



Comemora-se em todo o mundo o dia de Finados.

O culto aos mortos é uma prática antiga e está fundamentadas em quase todas as crenças e religiões. Iniciou-se com os cultos agrários e da fertilidade. Em que haviam a crença de que  assim como as sementes os mortos também eram seputados, com vistas a ressurreição, o retorno a vida que deveria surgir de algo oculto e misterioso. e assim festejavam os dias dos mortos com banquetes e alegrias.

Mas dizem que foi na antiga Galia, que surgiram as novas escolas espiritualistas, e dentre ela, o espiritismo, que acredita na infinidade da vida, na existências progressivas da alma e a pluralidade dos mundos habitados. E no espiritismo afirmam que o contrário da morte não é vida mas sim o nascimento conforme consta em Eclesiaste 7:1. Portanto crêm na reencarnação do ser humano.

A história diz, que desde o século II, alguns cristãos rezavam para os falecidos visitando túmulos dos martires, para rezarem pelos que morem. E desde o século V a Igreja Católica, dedica um dia para rezar para os mortos. O abade Odylon em 998 pedia aos monges, para que orassem pelos mortos. Desde o século XI, os papas Silvestre II (1009) , João XVII(1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade dedicar um dia aos mortos. E passaram a comemorar o dia 2 de novembro.

A Igreja católica evoca as passagens bíblicas conforme Tobias 12,12 ; Jó 1,18-20; Mt 12,32; e II Macabeus 12 -43-46 e se apoiam numa prática de quase 2000 anos.

Na Igreja Protestante e evangélica, já vi, dizer que os católicos são desprovidos de fundamentos bíblicos e segundo ele a II Macabeus 12-43-46, é uma referência que os protestantes e evangélicos pelo fato de serem ansinus in catédra, não reconhecem a canonicidade deste livro nem a legitimação desta doutrina, uma vez que não se submetem as tradições católicas.

Os cristãos não católicos diz que a salvação depende única e exclusivamente da fé na graça salvadora de Cristo. e que esta fé é declarada em vida na terra (Hebreu 7.24-27 e Atos 4.12; 1 João 1 - 7-10 e que após a morte as pessoas passam pelo juizo (Hebreu 9,27) e que vivos e mortos não podem se comunicar de maneira alguma (Lucas 16-10-31).

O importante é que cada ser humano, possa ser melhor enquanto respiram, pra construir um mundo solidário, respeitador e que deixem que o amor ultrapassem os limites imagináveis das filosofias.



Manoel Messias Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog