No dia 30 de novembro de 1874, nascia Winton Churchil, estadista, britânico, escritor, jornalista, orador e historiador. 1.oMinistro da Inglaterra. Um homem que lutava pela Paz, e achava a 2a. Guerra desnecessária. O seu último discurso, chamou-se "jamais desesperar".
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
domingo, 29 de novembro de 2009
Voo de um anjo
Um dia na História
Oriente Médio - Israel
Veja o Mapa de Israel e analise. O seu espaço geopolítico. Trazer a tona informações sobre o Oriente Médio é bastante complexo, pois sabemos que após a Segunda Guerra Mundial, portanto em 1948, a ONU criou o estado de Israel. E vale lembrar que inumeros foram os corpos destruidos, queimados e colocados em Câmara de ga, por Hitler, e até hoje comenta-se do holocausto que dezimaram os judeus no mundo.
A história remete-nos, no sonho do Lar Judeu de 1841, em que o povo que dispersou-se no mundo necessitava de um território, de uma referência.
E na véspera da Segunda Guerra outro fato chama a atenção, o controle sobre o recurso estratégico chamado petróleo. E certos setores nacionalistas - árabes e judeus - aceitavam até mesmo aliar-se aos fascistas italiano Benito Mussolini ou a Adolfo Hitler para realizar-se os seus objetivos. A Inglaterra teria que passar por esse mesmo processo como escreve o escritor e jornalista Jayme Brener "revolução dentro dos intestinos", que dezimara o Império Otomano na Primeira Guerra.
Havia até mesmo a defesa de uma aliança entre o nacionalismo árabe e Hitler, como foi o caso do lider Hadja-Amim el Husseini. E Hitler chegou a criar em suas tropas uma divisão muçulmana em suas tropas especiais, as SS. Em 1941, um golpe de Estado pró-nazista derrubou o governo iraquiano levando a Inglaterra a intervir na região. No mesmo ano as tropas inglesas e soviéticas ocuparam o Irã. E a extrema direita judaica montava uma escola de navegação em Civitavecchia, na Italia, com apoio de Mussolini. estes fatos são elementos de reflexão pra entender o que aconteceu ao longo da história sem qualquer objetivo maiores de criar interpretações ou teorias ideológicas.
A partir de 1948, nasceu o Estado de Israel, com o retorno dos judeus ao território de onde haviam sido explusos, quase 2 mil anos antes.Sua criação gerou uma intricada disputa territorial, objeto de complexas negociações, envolvendo palestinos e israelenses.
Lá nasceu Jerusalém, o maior símbolo de um ambiente sagrado, pelas tres religiões, os cristãos,os judeus e os muçulmanos.
Israel teve ajuda financeira dos Estados Unidos da América, dos judeus da diáspora, e com uma população de elevado nível educacional, apresenta uma economia desenvolvida e com tecnologias avançadas.Conta com industria de informáticas de ultima geração e industria de material bélicos .
Um olhar sobre a cidade sagrada.
Israel foi formada por judeus vindo de todas as partes do mundo. Além de árabes, e minorias como os drussos e os beduinos, a sociedade isrelense é bastante fragmentada. A população se divide entre religiosos e laicos, conservadores direitistas e centro-esquerdistas.
Israel foi formada por judeus vindo de todas as partes do mundo. Além de árabes, e minorias como os drussos e os beduinos, a sociedade isrelense é bastante fragmentada. A população se divide entre religiosos e laicos, conservadores direitistas e centro-esquerdistas.
Tem um parlamento com muitos grupos políticos e o poder desproporcional dos pequenos partidos. Nos últimos tempos o crescimento dos partidos religiosos em especial o ultra ortodoxo sefaradina Shas, é o fator mais importante na mudança no equilíbrio de poder partilhado entre os conservadores do Likud e os Centro esquerdas do Partido Trabalhista de Israel.
O governo Israelense está bem envolvido em todas as ações militares, do Oriente Médio, como a Guerra Árabe -Israelense, em Camp David, na Nova Intifada, na Reocupações, no Mura fronteiriço, no Ataques da Faixa de Gaza.
É preciso ter uma nova consciencia de Paz. Mas quem tem arma tem um bom Natal. E a industria de material bélico e de alto faturamento. Ninguem compra bombas ou armas pra festejar as festas religiosas, mas pra matar os seus irmãos e isto é muito humano.
Manoel Messias Pereira
Professor
Oriente Médio - Palestina
Lembrar os palestinos, refletir na derrota árabe na Guerra dos Seis dias contra Israel, em 1967 e o massacre da Jordânia durante o Setembro Negro, em 1970, fazem aumentar para de 300 mil refugiados palestinos no Líbano. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) estabelece seu quartel-general em Beirute e começa a atacar Israel da fronteira libanesa. A presença da OLP rompe o frágil equilíbrio entre as forças políticas no Líbano. Os palestinos são apoiados por setores de esquerda, por muçulmanos e nacionalistas, e hostilizados pelos conservadores e pela minoria cristã.
A imagem de uma mulher, rezando pedindo Paz.
Em abril de 1975, as tensões explodiram numa guerra civil que opõe uma coalização druso-muçulmana (aliada dos palestinos) a uma aliança maronita cristã de direita. O exército libanes fragmenta-se em facções rivais, e o governo fica sem condições de funcionar (governar). Em 1976 diante da vitória do bloco de esquerda, a Síria invade o País, para defender os cristãos, mas a aliança destes com Israel leva os sírios a mudar de lado. Durante o conflito, a Síria vai mudando de lado várias vezes.E passam a dominar o território e as instituições libanesas.
Em junho de 1948 com o suporte das milícias cristãs, Israel invade o Líbano e chega a Beirute com o proposito de aniquilar as forças palestinas. E após intensos combates, negociam a sída da OLP de Beirute. E isto acaba acontecendo em 1983. E em 16 de setembro de 1982 com a permissão de Israel, milícias cristãs libanesas invadem o campo de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, em Beirute, massacrando mais de mil civis, em retaliação ao assassinato do Presidente cristão Bachir Gemayel. Israel rerita suas tropas para a zona de Segurança, faixa de 20 km ao longo da fronteira sul do Líbano. Os israelenses formam o Exército do Sul do Líbano, composto de cristãos.
Acordo de Paz
Em 1985, sob o patrocíno sírio, as tres facções militares libanesas - a milícia drusa, a Amal(xiita) e a Falange (cristã) assinam em Damasco um acordo de Paz. O pacto é boicotado em Hezbollah(forças xiitas apoiadas pelo Irã), pela Marubitum (milícias muçulmanas sunitas) e por setores da comunidade cristã. Em outubro de 1989 a Assembléia Nacional Libanesa, reunida em At Ta'if, na Arábia Saudita, aprova o tratado de Paz, que determina a participação do governo em pé de igualdade, cristão, muçulmano sunita, muçulmanos xiitas. Mas o General Michel Aoun rejeitou o acordo e se auto proclamou Presidente da República. Tendo iniciado combates que só terminaram em outubro de 1990.
A Síria consolidou o seu dominio sobre o Líbano. Todas as milícias foram desarmadas menos a que atuam no Sul, o Hezbolla continuou a combater as tropas israelenses. Tee uma questão de terra envolvendo o Líbano e a Síria. Hoje a um movimento querendo a criação do Estado Palestino.
O fato é que guerra é bom pra quem fabrica armamento e que pode com isto ter um bom Natal, pra quem mata e quem morre é só estupidez. E desculpe-me quem pensa diferente.
Manoel Messias Pereira
professor.
Oriente Médio- Líbano
Líbano é o berço dos fenícios, cuja a cultura floresceu por mais de 2000 anos, a partir de 2700 a.C, . Num território invadidos por muitos povos (hititas, egípcios, e persas). Foi conquistado pelo Alexandre o grande em 332 a.C ficando sob o domínio grego até 63.aC, quando se tornou província romana. Em 395 passou a fazer parte do Império Bizantino. Os árabes muçulmanos anexaram a região entre 636 e 705. Apoiados no setor maronita da população, os cruzados tomam o país, no final do Século XI, até serem expulsos pelos muçulmanos em 1291. E em 1516 o Império Turco, incorpora o Líbano.
Após a derrota dos turcos na I Guerra Mundial, o Líbano fica sob o domínio francês. Com uma Constituição em 1926, torna-se uma República parlamentarista. Durante a II Guerra Mundial em 1941, a França concede a Independência ao Líbano e decide pela autonomia plena em 1943. as tropas francesas abandonam o País em 1947. No ano seguinte o Líbano recebe 170 mil refugiados palestinos depois do Exércitos árabes, entre os quais o libanês, na guerra de criação do Estado de Israel (1948-1949).
O Líbano se caracteriza por grande diversidade étnica e religiosa. E abriga também uma grande quantidade de refugiado desde 1948.
O Líbano se caracteriza por grande diversidade étnica e religiosa. E abriga também uma grande quantidade de refugiado desde 1948.
Na década de 1950, a Guerra fria entre Estados Unidos e União souviética, reflete na política interna do Líbano e somam-se as antigas diferenças etnica e religiosas. dai tivemos insurreições muçulmanas contra o presidente maronita Camile Chamoun(pró-EUA) eclodem em 1958 com inspiração nos regimes pro souviéticos da Síria e do Egito . Tropas americanas desembarcam no País provocam protestos da União Souviética . E com a saída de Camile tudo se resolve.
Manoel Messias Pereira
professor de História
Juliana Pelinson de Souza
Não há sonhos perdidos
Não há caminhos trçados
Não há ilusão no céu,
Mas há o silencio
velando por nós.
O nosso mundo ainda
continua da violência,
E de suas palavras
lembro, estou com saudade
de voce.
Mas saudade
temos de você
partiste, inesperadamente
Mas com certeza
Foste apenas um anjo, que voou.
Manoel Messias Pereira
sábado, 28 de novembro de 2009
Meca sem incidente
Um dia na História
No dia 28 de novembro de 1820, nasceu Friedrich Engels, em Barmen, Wuppertal, socialista, industrial. escreveu com Karl Marx, o Manifesto Comunista em 1848. Tendo participado da I e da II InternacionalComunista. Autor de "do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", "Origem da Propriedade, da Família e do Estado", "Revoluções Agrárias"
Em 28 de novembro de 1975 morria o escritor brasileiro Erico Veríssimo(foto)
Em 28 de novembro de 1958, morria no Rio de Janeiro o escritor Olegário Mariano, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 28 de novembro de 1975, tivemos a proclamação da Independência do Timor Leste
Em 28 de novembro de 1918, tivemos o combate de Negamano em Moçambique. Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças militares coloniais alemã surpreenderam as forças portuguesas em Negomano e provocaram um massacre. Matando5 Oficiais, 14 soldados europeus, 208 africanos, deixando 70 feridos e 550 prisioneiros, sendo deste 31 oficiais que foram libertados posteriormente.
Em 28 de novembro de 1975, tivemos a proclamação da Independência do Timor Leste
Em 28 de novembro de 1918, tivemos o combate de Negamano em Moçambique. Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças militares coloniais alemã surpreenderam as forças portuguesas em Negomano e provocaram um massacre. Matando5 Oficiais, 14 soldados europeus, 208 africanos, deixando 70 feridos e 550 prisioneiros, sendo deste 31 oficiais que foram libertados posteriormente.
cultura cigana
Sociologia e Culturas tradicionais
Como a psicologia coletiva dos tsiganos e dos ciganos é determinada pelo lugar em que eles ocupam na sociedade, só a sociologia do imaginário pode dar um sentido coerente à multiplicidade heterogênea das formas culturais observadas nos diferentes meios. A exclusão os proibe de passar os limites do espaço socializado, impedindo-os de adotar as normas temporais e os modos menosprezados pelas sociedades onde vivem. Resulta disso o peso e a valorização do passado e das atitudes tradicionais nos ciganos, enquanto o mundo ocidental onde viviam tinha o seu futuro assegurado.
Os componentes culturais são resultados de emprestimos feitos ao acasos dos séculos e dos países. Os comportamentos anacrônicos se insere num contexto sociológico cuja a dimensão corporal, comum aos excluídos e às sociedades sem futuro, é limitado ao passado. Um tal apego ao passado é a manifestação reacionária de uma regressão coletiva que não só define as produções artísticas - o que encontramos para outras minorias - mas também o tipo de personalidade e as formas de sociabilidade; ela é então determinante. A comparação com os meios desfavorecidos faz parte destes métodos que a psicologia específica dos ciganólogos marca com um tabu. No entanto, o essencial dos traços culturais distintivos vai concentrar-se - como minorias dos meios desfavorecidos.(R. Hoggart, La culture dupauvre, p160-63) - na imagem do limiar; com a importância dada somente aos ritos de passagem - nascimento, uniões, enterros - ao controle senão explicito, real da entrada e da saída do grupo, com o valor dado a simbologia da impureza e da morte, induzida em grande parte pela associação aos restos, à sua recuperação, pelo lugar atribuido na maioria das sociedades aos grupos excluídos.
(Livro"OS Ciganos - Nicole Martines)
Manoel Messias Pereira
professor
Missa Afro no Cristo Rei
Oráculo de Ifá
Resgatando os temperos e sabores
Acontece hoje as 14 horas o Chá da tarde, resgatando temperos e sabores, um encontro somente para as mulheres as 15 horas no Salão da Catedral de São José do Rio Preto.
Na oportunidade estará sendo lançado este livro que é uma coletânia de varias receitas das mulheres negras da cidade.
Manoel Messias Pereira
professor
Que durmam as horas
a Querida Armida Crocillo
Quem cobrou-me reunião com os poetas foi a professora e escritora Armida Crocillo. E desde já estou organizando uma reunião para a próxima sexta-feira. Só falta a confirmar com o secretário da Cultura pra usarmos o Centro Cultural na Praça Cívica.
Manoel Messias Pereira
Manoel Messias Pereira
Chuva acida no Amazonas
Acima uma foto da floresta e o produto da chuva ácida
Uma chuva ácida, provocada pela poluição das queimadas, foi registrada em parte da manha do dia dde 26 de novembro de 2009, em Manaus.
O maior contribuinte são as queimadas. Depois as termelétricas, os veiculos e, por último, as industrias.
Há meses a região central da Amazonia enfrenta a intensificação das queimadas. Desde julho ocorre a estiagem atípica. Com a chuva abaixo da média, a névoa de fumaça, com a poluição não dissipa. (Ver a ilustração acima).
Manoel Messias Pereira
Professor
Uma chuva ácida, provocada pela poluição das queimadas, foi registrada em parte da manha do dia dde 26 de novembro de 2009, em Manaus.
O maior contribuinte são as queimadas. Depois as termelétricas, os veiculos e, por último, as industrias.
Há meses a região central da Amazonia enfrenta a intensificação das queimadas. Desde julho ocorre a estiagem atípica. Com a chuva abaixo da média, a névoa de fumaça, com a poluição não dissipa. (Ver a ilustração acima).
Manoel Messias Pereira
Professor
As Guerras Camponesas -Fridrich Engels
As Guerras Camponesas é um livro de Friedrich Engels, escrita em Londres no verão de 1850, sob a impressão direta da contra-revolução que acabava de consumar-se.
Há um prefácio do autor assinado em 01 de julho de 1874, um antelóquio em que ele ressalta que o povo alemão tem tradição revolucionária. E o livro vai discorrer, na história desde o período da Reforma Protestante até 1850.
Estabelemos aqui um fragmento de Engels. "De 1517 a 1519, Lutero mudou de maneira idêntica à dos constitucionalistas alemães de 1846 a 1849 é da mesma maneira que todos os partidos burgueses colocados momentaneamente à frente do movimento se vêem deslocados pelo partido proletário ou plebeu que forma a sua retaguarda.
Quando em 1517 Lutero atacou pela primeira vez o dogma e as instituições da Igreja Católica, sua oposição não tira caráter bem definido. Sem passar da antiga heresia burguesa, não excluia tampouco, nem podia excluir, as tendências mais radicais. No primeiro momento era preciso era preciso reunir todos os elementos da oposição, tinha de demonstrar toda a energia revolucionária mais decidida, era preciso se representar a totalidade da heresia em face da ortodoxia católica. Nisso se parece com nossos burgueses liberais de 1847, que eram revolucionários diziam -se socialistas e comunistas e se entusiasmavam com a emancipação da classe trabalhadora. Nesse período, Lutero deu livre curso a toda a veemência de seu temperamento de camponês vitorioso." "Se sua fúria (a dos padres romanos) tivesse de continuar, parece-me que seria o melhor conselho e remédio esmagá-la pela violência, armando-se reis e príncipes para atacar essa gente daninha que envenena o mundo inteiro e com ela acabar com ela pelas armars e não pela palavra.Não castigamos os ladrões com a espada o assassino com o garrote e os hereges com fogo? Por que não acabar com esses mestres da perdição que são os papas, cardeais, bispos, e toda a gentalha do Sodoma romana? Por que não atacamos com toda a classe de armas e lavamos nossas mãos em seu sangue"
Porém essa furia não durou muito. O raio que Lutero lança caiu no paiol de pólvora. O povo alemão se pos em movimento. De um lado os camponeses e pebleus viram em seu apelo contra os padre no sermão contra a liberdade cristã, o sinal de sublevação; por outro os burgueses moderados e grande parte da pequena nobreza a ele se uniram; até alguns príncipes foram arrastados pela tormenta. Uns acreditam que tinha chegado o momento da do ajuste de conta com os seus opressores, outros só queriam destruir o poder dos curas, a hegemonia romana e enriquecer-se pelo arrebatamento dos bens eclesiasticos. Os partidos se separaram e escolheram seus representantes. Lutero teve de escolher. O protegido do eleitor de Saxônia, o respeiável professor da Universidade de Wittemberg que da noite para o dia se tornará célebre e poderoso e grande homem rodeado de lacaios e aduladores, não vacilou nem um momento. Deixou para traz os movimentos populares e uniu-se ao séquito burgues"
E quando Hutten convidou a encontrar com ele e Sickingen no castelo de edemburg que era o centro da conspiração da nobreza contra os padres e príncipes, Lutero respondeu: "Não quero que o Evangelho se imponha pela violência, vertendo sangue. O mundo foi conquistado pelas palavras, a Igreja foi instituída pela palavra e pela palávra renascerá e o Anti Cristo cairá sem violência uma vez que tudo isso foi conseguido sem violência"
...Lutero reformador opunha-se a Tomás Muntzer, nascido em Stolberg na montanha do Harz, teve o pai enforcado e aos quinze anos, aluno da escola de Halle, fundou a liga secreta contra o arcebispo de Magdeburgo e a Igreja Romana. Sau edição teológica, cedo lhe valeu o título de doutor e o lugar do capelão em convento de monjas. Já tratava com maior desprezo os dogmas e ritos da Igreja. Dizia que a missa, omitia as palavras da transubstanciação e, como diz Lutero comia os Deuses sem consagrar. ....Muntzer via o principio do novo reino milinario, o juizo de Deus sobre a Igreja degenerada e o mundo corrompido.
As pregações de Muntzer tornaram mais revolucionárias e violentas, e o primeiro fruto desta campanha foi a destruição da Capela de Santa Maria em Mellerbach, perto de Altstadt, em que se cumpriu o mandamento "deitarei abaixo os seus altares quebrareis as suas colunas e queimarei a fogo suas imagens de escultura, porque sois um povo santo"(Deut.7,5).
Muntzer foi desafiados por Lutero a discutir em dabate publico. Mas Muntzer não estava disposto a uma luta teológica. Em resumo os camponeses e plebues ficam do lado do pastor Muntzer, que acaba indispondo-se numa luta entre plebeus e donos de terras . Os camponeses foram massacrados,Muntzer decapitado. E venceram os donos de terras juntamente com Lutero.
Manoel Messias Pereira
professor
Há um prefácio do autor assinado em 01 de julho de 1874, um antelóquio em que ele ressalta que o povo alemão tem tradição revolucionária. E o livro vai discorrer, na história desde o período da Reforma Protestante até 1850.
Estabelemos aqui um fragmento de Engels. "De 1517 a 1519, Lutero mudou de maneira idêntica à dos constitucionalistas alemães de 1846 a 1849 é da mesma maneira que todos os partidos burgueses colocados momentaneamente à frente do movimento se vêem deslocados pelo partido proletário ou plebeu que forma a sua retaguarda.
Quando em 1517 Lutero atacou pela primeira vez o dogma e as instituições da Igreja Católica, sua oposição não tira caráter bem definido. Sem passar da antiga heresia burguesa, não excluia tampouco, nem podia excluir, as tendências mais radicais. No primeiro momento era preciso era preciso reunir todos os elementos da oposição, tinha de demonstrar toda a energia revolucionária mais decidida, era preciso se representar a totalidade da heresia em face da ortodoxia católica. Nisso se parece com nossos burgueses liberais de 1847, que eram revolucionários diziam -se socialistas e comunistas e se entusiasmavam com a emancipação da classe trabalhadora. Nesse período, Lutero deu livre curso a toda a veemência de seu temperamento de camponês vitorioso." "Se sua fúria (a dos padres romanos) tivesse de continuar, parece-me que seria o melhor conselho e remédio esmagá-la pela violência, armando-se reis e príncipes para atacar essa gente daninha que envenena o mundo inteiro e com ela acabar com ela pelas armars e não pela palavra.Não castigamos os ladrões com a espada o assassino com o garrote e os hereges com fogo? Por que não acabar com esses mestres da perdição que são os papas, cardeais, bispos, e toda a gentalha do Sodoma romana? Por que não atacamos com toda a classe de armas e lavamos nossas mãos em seu sangue"
Porém essa furia não durou muito. O raio que Lutero lança caiu no paiol de pólvora. O povo alemão se pos em movimento. De um lado os camponeses e pebleus viram em seu apelo contra os padre no sermão contra a liberdade cristã, o sinal de sublevação; por outro os burgueses moderados e grande parte da pequena nobreza a ele se uniram; até alguns príncipes foram arrastados pela tormenta. Uns acreditam que tinha chegado o momento da do ajuste de conta com os seus opressores, outros só queriam destruir o poder dos curas, a hegemonia romana e enriquecer-se pelo arrebatamento dos bens eclesiasticos. Os partidos se separaram e escolheram seus representantes. Lutero teve de escolher. O protegido do eleitor de Saxônia, o respeiável professor da Universidade de Wittemberg que da noite para o dia se tornará célebre e poderoso e grande homem rodeado de lacaios e aduladores, não vacilou nem um momento. Deixou para traz os movimentos populares e uniu-se ao séquito burgues"
E quando Hutten convidou a encontrar com ele e Sickingen no castelo de edemburg que era o centro da conspiração da nobreza contra os padres e príncipes, Lutero respondeu: "Não quero que o Evangelho se imponha pela violência, vertendo sangue. O mundo foi conquistado pelas palavras, a Igreja foi instituída pela palavra e pela palávra renascerá e o Anti Cristo cairá sem violência uma vez que tudo isso foi conseguido sem violência"
...Lutero reformador opunha-se a Tomás Muntzer, nascido em Stolberg na montanha do Harz, teve o pai enforcado e aos quinze anos, aluno da escola de Halle, fundou a liga secreta contra o arcebispo de Magdeburgo e a Igreja Romana. Sau edição teológica, cedo lhe valeu o título de doutor e o lugar do capelão em convento de monjas. Já tratava com maior desprezo os dogmas e ritos da Igreja. Dizia que a missa, omitia as palavras da transubstanciação e, como diz Lutero comia os Deuses sem consagrar. ....Muntzer via o principio do novo reino milinario, o juizo de Deus sobre a Igreja degenerada e o mundo corrompido.
As pregações de Muntzer tornaram mais revolucionárias e violentas, e o primeiro fruto desta campanha foi a destruição da Capela de Santa Maria em Mellerbach, perto de Altstadt, em que se cumpriu o mandamento "deitarei abaixo os seus altares quebrareis as suas colunas e queimarei a fogo suas imagens de escultura, porque sois um povo santo"(Deut.7,5).
Muntzer foi desafiados por Lutero a discutir em dabate publico. Mas Muntzer não estava disposto a uma luta teológica. Em resumo os camponeses e plebues ficam do lado do pastor Muntzer, que acaba indispondo-se numa luta entre plebeus e donos de terras . Os camponeses foram massacrados,Muntzer decapitado. E venceram os donos de terras juntamente com Lutero.
Manoel Messias Pereira
professor
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Maria Bethania
Governo divulga Jornadas básicas do Ensino
Foi divulgado ontem, que a partir de 2010, os prefessores da rede Pública de ensino terão mais duas jornadas de trabalho. Os docentes poderão escolher 12 horas semanais ou 40 horas integrais. Além das jornadas já existente de 24 horas iniciais e as 30 horas basicas.
A mudança faz parte de uma lei aprovada em maio deste ano. E segundo a Secretaria do Estado da Educação, a jornada integral assegura a estabilidade na escola para professores das primeiras séries nas disciplinas com cargas amplas como é o caso da lingua portuguesa e matemática. Com isto o mesmo professor pode ministrar todas as aulas sem exceder a carga máxima permitida.
Já de 12 horas, tem o objetivo de facilitar o processo de escolha de aulas nas disciplinas com menor carga horária. A Apeoesp argumenta que antes da lei, os professores efetivos completava a jornada na própria rede mas muitos tem a necessidade de escolher a escola municipal ou particular pra completar o seu salário. Sempre defendemos que o Professor tenham sua escolha.
Manoel Messias Pereira
A mudança faz parte de uma lei aprovada em maio deste ano. E segundo a Secretaria do Estado da Educação, a jornada integral assegura a estabilidade na escola para professores das primeiras séries nas disciplinas com cargas amplas como é o caso da lingua portuguesa e matemática. Com isto o mesmo professor pode ministrar todas as aulas sem exceder a carga máxima permitida.
Já de 12 horas, tem o objetivo de facilitar o processo de escolha de aulas nas disciplinas com menor carga horária. A Apeoesp argumenta que antes da lei, os professores efetivos completava a jornada na própria rede mas muitos tem a necessidade de escolher a escola municipal ou particular pra completar o seu salário. Sempre defendemos que o Professor tenham sua escolha.
Manoel Messias Pereira
Apeoesp quer Boicote da Prova do Professor
Em uma Assembléia realizada ontem acom 600 professores da rede Oficial de ensino votaram por boicotar o exame que dá aumento a apenas 20% da categoria, chamado reajuste por Merito. E os professore ameaçam entrar em greve no início do ano letivo de 2010.
O Estado atualmente tem brincado com fogo e pode bem queimar-se.
Manoel Messias Pereira
Peter Pái Pelbart em São José do Rio Preto-SP
Numa parceria entre a Secretaria Municipal da cultura , Usina Guarani e Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, a Faculdade Unilago de São José do Rio Preto-SP, realiza neste final de semana "Rio Preto na Contemporaneidade" e quem abre a programação é o francês Peter Pái Pelbart, filósofo, autor de vários livros, professor na Soubonne de Paris, e faz a palestra sobre "Pensamentos Nomades" Em que abordará os mecanismo que estão por trás do pensamento humano.
A entrada é gratuita - localUnilagos (17-3354-600)
Manoel Messias Pereira
Um dia na História
Em 27 de novembro de 1942, nascia o cantor Jimi Hendrix, no King County Hospital em setle-EUA. Sendo considerado hoje , mesmo após sua morte em 1970, o maior guitarrista de todos os tempos.(foto acima)
Em 27 de novembro de 1940, nascia no Hospital chinês em São Francisco- EUA, o atleta Bruce Lee.
Em 27 de novembro de 1935, ocorreu o levante na cidade do Rio de Janeiro, no 3.regimento de Infantaria da Praia vermelha e na escola de Aviação. Organizado pela ANL -Aliança Nacional Libertadora.
A Intentona Comunista
Chegando ao poder em 1930, Getúlio Vargas só sairia do poder em 1945. Nestes anos governou como chefe do Governo Provisório de 1930 a 1934, Presidente Constitucional de 1934 a 1937 e, ditador de 1937 a 1945, quando impós a Nação o estado Novo.
Vargas fez um governo típico do "Estado de Compromisso", na medida em que importantes concessões foram feitas para as classes médias e operárias.
Os primeiros anos foram confusos e com vários grupos pressionando o governo. e tal situação levou São Paulo a organizar a Revolta Constitucionalista em 1932, tentando fazer a oligarquia cafeeira voltar ao poder. E neste momento da história vamos ter a radicalização de direita (fascistóide) com os integralistas, que contaram com o apoio de amplo setores da classe média, de políticos conservadores(direita), da Igreja Católica e das Forças Armadas. E sob o lema " Deus , Patria e Família " pretendiam instalar o Estado integral, unipartidário, sob a liderança do chefe integralista e ditatorial. Ou seja o mini-Hitler no Brasil. Tinham as camisas verdes, e eram chamados de "galinhas Verdes", usavam o Sigma como símbolo e a saudação com a mão direita estendida e a frase "Anauê". e o lider era Plínio Salgado".
Por outro lado surgiam os comunistas, os socialistas, através da ANL -Aliança Nacional Libertadora, que tinha como presidente de honra o camarada Luís Carlos Prestes. Instalou-se oficialmente em 1934 sob a presidencia de Hercolino Cascardo (Oficial da Marinha que chefiara em 1925 a revolta da guarnição do couraçado São Paulo), assinando entre outros, a Ata de fundação, Trifino Correia, Abuar Bastos, Antonio Rolemberg, Bejamim Cabelo, João Cabanas, e Henrique Oeste.
Todavia a ANL, embora criada pelo Partido Comunista, surgia como resultante das necessidades da população brasileira, favoráveis objetivamente e subjetivamente a criação de um organismo de frente única popular. Enquanto o Partido falava da revolução camponesa e operária, a ANL era um organismo amplo das massas populares, de todas as classes, dos intelectuais, da classe média e do operáriado especificamente. A ANL propunha, Suspensão do pagamento da dívida imperialista do Brasil, em benefício do povo já tão explorado neste País; a Nacionalização imediata de todas as empresa imperialistas, por considerar arapucas em que trabalhavamos como escravos e os lucros iam para os magnatas estrangeiros e não deixavam investimentos no Brasil; Proteção aos pequenos e Medios proprietários e lavradores, uma reforma agraria consciente e responsáveis; Ampla liberdades populares; E a constituição de um governo popular em que o povo participaria, na medida de sua eficiência.
Vale informar que o povo já estava decepcionado com o resultado da "Revolução Liberal" de Getúlio. E neste espírito Luis Carlos Prestes ia obtendo a simpatia dos brasileiros. E é bom lembrar que Luis Carlos Prestes, adere ao marxismo não como marxista mas como lider popular.
Em 5 de julho de 1935, a ANL, lançou um Manifesto com a palavra de ordem "Todo o poder a ANL" e o governo brasileiro reagiu colocando a ANL, na ilegalidade. Uma Ala do PCB optou pela radicalidade e sulevaram tomando os quarteis de Pernambuco, no rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.
E neste dia 27 de Novembro de 1935 a edição de "A Manhã"(ANL) saia com a manchete "Prestes a frente da Insurreição armada no Rio de Janeiro" No Rio de Janeiro o movimento foi esmagado pelas forças governamental no 3. regimento de Infantaria(praia Vermelha) e na escola de Aviação Militar (Campo dos Afonsos)
Assim houve a derrota do da chamada Intetona Comunista, Luís Carlos prestes foi preso e a máquina ativista do PCB, desarticulada. Houve uma forte repressão e que serviu de pretexto pra Getulio decretar o Estado de Sítio, renovado até junho de 1937, ano em que estava prevista uma eleição, em que Armando Sales de Oliveira, Plinio Salgado e José Américo eram os candidatos oficiais.
Plano Cohen
O Governo dá o Golpe alegando que descobrira, que oscomunistas desejavam tomar o poder.era um plano da oligarquia da Direita, na qual Vargas buscou apoio dos militares, juntamene com integralistas. E isto ocorre em setembro de 1937 e dai em novembro a cartada final, manda fechar o Congresso, vem a extinção de todos os partidos e assim temos o Golpe do estado Novo. E em outras palavras o Plano Cohen foi forjado pelo Capitão Olimpio de Moura pra criar o clima para o Golpe do Estado Novo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(665)
-
▼
novembro
(176)
- um dia na História
- Voo de um anjo
- Um dia na História
- Oriente Médio - Israel
- Oriente Médio - Palestina
- Oriente Médio- Líbano
- Juliana Pelinson de Souza
- Meca sem incidente
- Hoje Comemoramos
- Um dia na História
- cultura cigana
- Missa Afro no Cristo Rei
- Oráculo de Ifá
- Resgatando os temperos e sabores
- Que durmam as horas
- a Querida Armida Crocillo
- Chuva acida no Amazonas
- As Guerras Camponesas -Fridrich Engels
- Maria Bethania
- Governo divulga Jornadas básicas do Ensino
- Apeoesp quer Boicote da Prova do Professor
- Peter Pái Pelbart em São José do Rio Preto-SP
- Dia Nacional da educação a distancia
- Um dia na História
- A Intentona Comunista
- Literatura Rosa Langa relança "Moçambique, Mulhere...
- Procuradoria Geral de Guiné investiga Doc.Secreto
- Perola em Lubango
- Peregrinação em Meca
- Um dia na História
- Ação da Secretaria da Mulher
- O MEC cancela bolsas do Prouni
- Um dia na história
- Denuncia dos indios Cinta Larga
- Filme Proibido Fumar
- As Divas em Angola
- Notas Artísticas
- Um dia na História
- Boletim de Ocorrência
- Quem sai aos seus
- Noticia sobre o ENEM
- Brasileira é a Miss Terra
- Aos seguidores
- Um dia na História
- A Educação e um sonho futuro
- Pássaro vermelho
- Clemente Bata
- oferecemo-nos um ao outro
- Só faço horas
- A Professora
- Hoje comemoramos
- Um dia na História
- A Morte de Celso Pitta
- Oportunidade aos Doutorandos brasileiros
- II Semana Palestina
- Mohmoud Abbas
- A morte de Herbert Richers
- Fator Acidentário de Prevenção
- A Casa do Caminho
- Programação do Conselho Afro
- Inauguração da UBSF Lindomar Luis Longo
- Um dia na História
- Paralisação dos Professores
- 20 de novembro
- Capitão Mouro
- Zumbi
- Dia Nacional da Consciência Negra
- Língua-lar
- Poema surrealista
- beijos e arrepios
- Canto
- Comemorações de 19 de novembro
- Um dia na história
- Saresp 1
- Diferenças entre brancos e negros
- A Bandeira Nacional
- Um dia na História
- Desvio do Fundeb gera prisões
- Dra.Suzana Quintana
- III Fesman
- Indios Ticunas
- Fundação Casa
- Saresp
- Um dia na História
- O Espírito da Intimidade
- Vagar
- memória triste
- Hoje na História
- Pensar a educação para o professor
- Olhar Comunista hoje
- Um dia na História
- Caustica e Delirante Visão da América
- Pensamento Comunista Hoje
- A Liga Anti Comunista
- FHC reconhece o filho de Miriam Dutra
- Polícia investiga milícias de indígenas
- A República Brasileira
- Les Cloches
- Revista Época
- Um dia na História
-
▼
novembro
(176)