terça-feira, 2 de novembro de 2010

dia 2 de novembro na história - Politica e Social

Em 2 novembro de 1917 - O governo britânico reconheceu a Declaração de Balfour, de seu ministro do Exterior, Arthur James Balfour, que concedia o direito do estabelecimento de um "Lar Judeu", na Palestina. No entre guerra o mandato britânico permitiu aos sionistas montar uma indústria bélica, que chegou a produzir 200 metralhadoras por dia, 400.000 cartuchos calibre 9 mm por mês, 150.000 abuses e 30.000 granadas calibre 3 polegadas, sem contar os morteiros pesados e leves e uma indústria de minas.

Em 2 de novembro de 1685 - Após os irmãos Beckman se disporem com o rei de Portugal, enviou Gomes Freire, que neste dia enforcou Manuel Beckman e Jorge Sampaio, acabando com a revolta dos colonos do Maranhão.Manuel que foi traído por seu primo Lázaro de Mello. Beckman disse morre contente pelo povo do Maranhão.

Em 2 de novembro de 1816 - Memória histórica e política sobre o comércio da escravatura, entregue neste dia ao Conde Capo D'istrai, Ministro do Imperador da Rússia, por Antonio Saldanha da Gama, depois Conde de Porto Santo.

Em 2 de novembro de 1920 - Sob a direção de Frank Conrad, num estudio, a KDKA, a primeira estação de rádio licenciada. Começava a difusão comercial em Pittsburgo nos EUA.

Em 2 de novembro de 1946 - Numa capela da Catedral, a cripta de São Lourenço, que Karol Wojtyla celebrou a sua primeira missa. Mais tarde virou o Papa João Paulo II.

Em 2 de novembro de 1969 - Frei Beto o primeiro a escrever sobre o assunto, enfatizou a morte do Comandante da ANL, o Marighella, dizendo da versão de seus assassinos, a de quem induziu a ir a Alameda Casa Branca, e dos Agentes da Cia, que operava no Brasil. ...Eu lá em São Leopoldo fiquei sabendo que os frades Ivo e Fernando haviam sidos presos.

Em 2 de novembro de 1972 - Os jornais divulgaram nota oficial dos orgãos de segurança nacional informando que Antonio Bertazzo, dirigente da Molipo - Movimento de Libertação Popular, que em 1967 havia desligado do PCB, passando a Militar na Ação Libertadora Nacional, havia sido morto atropelado por um caminhão, ao tentar fugir, quando era levado por agentes da repressão para um encontro com companheiros de organização. Foi enterrado no Cemitério do Perus como indigente, a Familia onseguiu resgatar os seus restos mortais em 16/01/1973. Mas embora morto e enterrado, foi decretada a prisão de Bertazzo, pela segunda vez.

Em 2 de novembro de 1994 - Frei Boaventura, apresenta a sua renúncia no governo pastoral da Diocese de Nova Hamburgo, devido a sua bronquite, depois de anos e anos a vida religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog