segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ontem na 34a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Com a direção de Abdellatif Kechiche, ontem o filme "O Segredo do Grão", foi exibido no Cine Frei Caneca, e voltará a ser exibido em 02/11/2010 às 22 horas e dia 4/11/2010 às 18:20 horas, na Frei Caneca. A classificação é para 18 anos.

Esta obra cinematográfica, conhecida como "Venus Negra" é um filme que segundo a jornalista Ana Paula Souza, impõe deliberadamente o sofrimento ao espectador. Apresentando a tragédia vivida pela africana Saartjie Baartman. Uma negra que foi retirada de seu país, na África do Sul e levado para Londres e Paris, e apresentada numa jaula como se fosse fera, tão atraente como sedutora.

Essa moça que foi apresentada como mulher macaco, depois disto, estuprada, e assassinada por europeus que riam e divertiam, como se não houvesse humanidade, sobre o ser de etnia africana. Hoje os restos mortais da personagem já encontra-se sepultada na África do Sul, na qual o governo daquele país assim conseguiu levar para a dignidade da pessoa humana.Pensando em Saartjie Baartman.

 Esse trabalho cinematográfico tem no papel principal a atriz cubana Yahima Torres, que neste blog, fizemos homenagem a a ela, na sessão Black Beautiful, que atualmente desativamos. Quando apresentavamos as mulheres negras do mundo que valorizavamos pelo seu trabalho ou pela beleza plástica. Ou seja o conceito de beleza pouco importa se é plástico ou espiritual, o importante é que contribua, para a construção do mundo do respeito e da solidariedade.


Manoel Messias Pereira
professor e poeta
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog