quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UJC -União da Juventude Comunista de Cuba fala da relação com Angola








Cuba

Independência de Angola tem um significado incomensurável para juventude cubana



Havana (Dos enviados especiais) - A independência de Angola tem um significado incomensurável de amizade, honestidade e solidariedade para a juventude cubana, visto que a mesma contou com a participação de internacionalistas deste país caribenho.





Esta afirmação é da chefe de Departamento de Relações Internacionais da União de Jovens Comunistas (UJC), Leira Sánchez Valdivia, em entrevista à Angop a propósito do 35º aniversário da proclamação da independência de Angola, assinalado a 11de Novembro.





De acordo com a responsável juvenil, nesta data se recordam os feitos protagonizados pelos internacionalistas do seu país em Angola, que contribuíram para que se tornasse numa nação livre e auto-determinada.





"Ao falarmos da independência de Angola, não podemos deixar de mencionar a irmandade, fraternidade e solidariedade existente entre ambos os povos", realçou.





Leira Valdivia reforçou que os 35 anos da independência de Angola comemoram-se num ano em que um significativo número de países africanos celebraram os 50 anos da sua libertação, facto que dá a data um significado especial.





Referiu ainda que a organização que representa levou a cabo uma série de actividades alusivas à proclamação da independência de Angola, uma vez que os internacionalistas que passaram por este país africano deixaram um legado que não pode ser esquecido pela juventude cubana.





"Os cerca de 300 mil internacionalistas cubanos que cumpriram a sua missão em Angola deixaram marcas de heroísmo que devem ser sempre recordadas pelas gerações vindouras", asseverou.





Segundo a chefe do departamento, o ponto fulcral da participação dos internacionalistas cubanos em Angola foi a batalha do Cuito Cuanavale, que iniciou com a queda do regime do apartheid e pôs termino às invasões estrangeiras ao território angolano.





































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog