A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pretende envolver os meios de comunicação social em medidas de proteção das crianças e de combate ao tráfico de seres humanos, anunciou a organização em comunicado.
MUNDO África Ocidental quer envolver media na protecção das crianças Lusa
Por Lusa
A posição da CEDEAO, de que fazem parte Cabo Verde e Guiné-Bissau, foi assumida na segunda-feira em Abuja, capital da Nigéria, num seminário que reuniu membros de órgãos de comunicação social da África Ocidental.
Os meios de comunicação podem desempenhar um papel fundamental para "mobilizar o estado e sociedade com vista a garantir progressos na qualidade de vida dos cidadãos", em especial "crianças e pessoas vulneráveis", defendeu Adrienne Diop, comissária da CEDEAO para o Desenvolvimento Humanitário e Questões de Género.
Do encontro saiu um apelo para que todos os intervenientes no setor contribuam para a criação de uma rede de comunicação e de uma estratégia comum para tratar o tema.
De acordo com a comissária, as principais ameaças que pairam sobre as crianças da África Ocidental estão ligadas à prática de abusos sexuais, exploração e outros atos de violência, tráfico e sujeição a doenças como a SIDA.
Segundo Adrienne Diop, as ameaças só podem ser mitigadas depois de os países da CEDEAO assumirem medidas mais fortes de proteção das crianças, caso contrário, vão tornar-se "em jovens adultos vulneráveis" ao mesmo tipo de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão