Abraham Lincoln
Em 12 de fevereiro de 1809 - Nasceu o presidente norte americano Abraham Lincoln (falecido em 1865)
Charles Darwins
Em 12 de fevereiro de 1809 - nasceu Charles Darwins cientista que investigou a evolução das espécies.
Arlindo Veiga dos Santos e José Leite
Em 12 de fevereiro de 1902 - Nasceu Arlindo Veiga dos Santos, o primeiro presidente da Frente Negra Brasileira - FNB, Itu-SP.
Olga Benário
Em 12 de fevereiro de 1908 - Nasceu em Munique Olga Benário, revolucionária comunista brasileira.
Mãe Florencia
Em 12 de fevereiro de 1935 - Nasceu em Olimpia -SP, Florência Pereira dos Anjos, babalorixás brasileira moradora em São José do Rio Preto-SP.
Martinho da Vila
Em 12 de fevereiro de 1938 - Nasceu Martinho Jose Ferreira o cantor e compositor brasileiro Martinho da Vila, natural do Rio de Janeiro.
Dominguinhos
Em 12 de fevereiro de 1941 - nasceu o cantor compositor e instrumentista Dominguinhos (falecido em 23/07/2013.
Os últimos atos da Censura teatral mostraram a força do poder autoritário no Brasil com a proibição de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams; Senhora da Boca do Lixo, de Jorge de Andrade , e Poder Negro, de Le Roy Jones; além de suspender por 30 dias os atores Maria Fernanda e Oscar Araripe. Afirmaram os artistas que Um Bonde Chamado Desejo já havia sido representada centenas de vezes no Brasil e que Senhora da Boca do Lixo foi encenada por 300 dias, no Teatro Nacional de Lisboa.
Os líderes do movimento acrescentaram: "O que levou os artistas às ruas tem raízes bem profundas, na manifestação policialesca de um grupo que procura sufocar a cultura como forma de expressão da oposição, no plano intelectual, ao que vem ocorrendo no país".
No cinema, o processo arbitrário da Censura Federal estava do mesmo modo presente.
Intelecutais coordenam o movimento
Artistas de mãos dadas: Eva Tudor, Tonia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Benguel. Gonçalves/CPDoc JB
Fizeram parte do movimento: Oto Maria Carpeaux, Chico Buarque de Holanda, Alceu de Amoroso Lima, Juca Chaves, Oscar Niemeyer, Abelardo Barbosa Chacrinha, Carlos Drummond de Andrade, Grande Otelo, Antônio Calado, Djanira, Vinícius de Morais, Tônia Carrero, Di Cavalcanti, Nelson Rodrigues, Gláuber Rocha, Cacilda Becker, Valmor Chagas, Paulo Autran, Bárbara Heliodora e Domingos de Oliveira. O Sr. Gama e Silva, Ministro da Justiça, não recebeu a comissão por ter ido a Petrópolis, a chamado do Presidente Costa e Silva.
Em 12 de fevereiro de 1968 - O Teatro vai as ruas contra a Censura no Brasil.
Ilê Aiyê
Em 12 de fevereiro de 1975 - O jornal da Tarde escrevia assim sobre o Ilê Aiyê, "Bloco Racista, Nota Destonante", na verdade os jornalistas daquele organismo de imprensa escrita tinham cristalizados em suas mentes e no coração o positivismo da ordem e progresso que escondia todo um processo de discriminação, preconceitos e racismo no Brasil. E ao surgiu um grupo que expunha essa miséria intelectual reprimida ao bel prazer, isto fez com que os jornalistas se sentissem na oportunidade escandalizado. O bloco Ilê Aiyê patrimônio cultural da Bahia e da humanidade, apresentava a música "Que bloco é esse" de Paulo Camafeu.
Em 12 de fevereiro de 1979 - Triunfou a Revolução Popular do Irã
Em 12 de fevereiro de 1998 - Foi sancionado a Lei de Crimes Ambientais no Brasil
Em 12 de fevereiro de 2005 - Foi assassinada a freira norte americana Dorothy Stag, naturalizada brasileira no Para.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão