Aproximadamente cinco milhões de de bolivianos participarão das eleições gerais, quando 8(oito) candidatos estarão na disputa presidencial, e entre Eles o presidente Evo Morales, que tem maior chances pra reeleger-se. Como o primeiro presidente da Bolívia a ter está oportunidade.
A direita, representada pelo PPB-CN, traz o ex-militar e ex-governador de Coachabamba, Mafred Reys Villa(foto) acima, que tem segundo pesquisas aproximadamente 20% dos votos.
Acima Evo Morales, que tem 50% dos votos conforme as pesquisas. É candidato pelo partido (MAS) Movimento ao Socialismo.
Além da Presidencia está em jogo a eleição legislativa, que este ano formara a Assembléia Legislativa Plurinacional, que substituíra o Congresso Nacional de acordo com a Nova Constituição aprovada no início do ano.
Os sonhos dos povos da Bolívia é nestas eleições está qualificando o avanço revolucionário Indígena e Socialista, de Morales.
Outros argumentos desta eleição é que ela vem pela primeira vez proporcionar aos eleitores que estão no Exterior votar. Pois a Bolívia tem 200(duzentos) mil eleitores na Argentina, Espanha, e Estados Unidos da América.
Nestas eleições também buscam autonomia, Chuquisaca, Coachabamba, La Paz, Oururo e Potosi.
Manoel Messias Pereira
professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão