Uma mobilização mundial, que incentiva o hábito da leitura e questiona o consumismo, acontece todos os anos no dia 14 de fevereiro. A data foi escolhida para acolher o Dia Internacional de Doação de Livros, que consiste em presentear alguém com um livro, deixar um livro em uma sala de espera ou doar um exemplar para a biblioteca.
A campanha envolveu, em 2013, 34 países e, este ano, pretende aumentar seu alcance. Por isso, não se assuste se encontrar livros espalhados por sua cidade nesse dia. O desapego deve levar em conta, também, a pessoa que receberá este livro. Por isso, escolha uma forma de participar da doação que beneficie aqueles que mais precisam.
Segundo a International Book Giving Day, iniciativa 100% voluntária que organiza a mobilização, a maioria das crianças nos países em desenvolvimento não possui livros. No Reino Unido, um terço delas não possuem livros e nos Estados Unidos dois terços dos que vivem na pobreza não têm uma encadernação própria.
O blog brasileiro Kids Indoors é o representante nacional do projeto. Algumas informações sobre a data, bem como banners de divulgação do evento estão disponíveis lá.
Aproveite o fim de semana para separar os livros e planejar estratégias de doação!
A escritora Alessandra Roscoe, que participou dos eventos em comemoração à data, no ano passado, deu dicas de como participar da mobilização. Confira:
INCORPORAR:
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão