quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia 17 de novembro na história política e social

Em 17 de novembro de 1710 - Os nobres como eram chamados os moradores de Olinda, invadiram a Vila de Recife-PE, derrubaram o Pelorinho, e seguiram para a Câmara Municipal, onde espancaram os vereadores, rasgaram as suas roupas, tomaram os seus distintivos, além de destruir atas e outros documentos.
Esta situação perdurou até 18 de junho de 1711, quando os recifenses rebelaram-se e enfrentaram os agressores num combarte armado, que prolongou por quatro meses, até que em 8 de outubro de 1711, quando governador de Pernambuco Felix José Machado, estabeleceu a ordem prendendo os lideres do movimento. É preciso entender que o surgimento da Câmara do Recife está diretamente ligada ao movimento da própria Vila do Recife. Sendo que as Câmaras Municipais representavam uma antiga instituição administrativa da Coroa Portuguesa.

Em 17 de novembro de 1875 - Foi fundada a Sociedade Teosófica, com a seguinte missão, 1) Formar um núcleo da Fraternidade Universal sem distinção de raça, credo, sexo, casta, ou cor.
2)Encorajar o estudo das religiões comparadas, filosofia e ciências.
3)Investigar as leis inexplicáveis da natureza e os poderes latentes do homem.
Como lider desta sociedade surgir a figura de Helena Blavalsky, pre-cursora do Movimento Nova era.

Em 17 de novembro de 1889 - D. Pedro II, deixa o Brasil com toda a sua família, e deixou registrado uma frase "Ausentado-me pois, com toda as pessoas de minha família conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."

Em 17 de novembro de 1903 - O Acre passa a ser definitivamente do Brasil. Pelo acordo de limites do período colonial, confirmados no Império essas terras foram da Bolívia, reivindicada pelo Peru. Mas com Tratado de Aycucho que vai existir as fronteiras entre os dois países. Com a entrada de muitos brasileiros principalmente nordestinos, e a Bolívia entregando o Acre a um grupo americano chamado de Boliviam Syndicate e os brasileiros rebelaram-se terminando com o Tratado de Petrópoles, em que o Brasil, compra pagando 2 milhões de libras esterlinas e compromete a construir a Ferrovia Madeira Marmoré, que ligava Guarajá Mirim a Porto Velho.

Em 17 de novembro de 2000 - Foi assassinado o Sem terra Sebastião Maia, na emboscada na Fazenda Água da Prata em Querencia do Norte. E de acordo com o Sem terra ele foi a 16a vítima dos conflitos no campo, que tomaram o Paraná, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em 17 de novembro de 1993 - Com grandes problemas políticos Shonekon, na Nigéria, fez o governo pedir demissão e assumiu o tenente Seni Aacha, que proclamou chefe do Estado.

Em 17 de novembro de 2008 - Roseane Sarney descobriu num exame de rotina, um aneurisma. Isto possibilitou-a de operar-se em tempo no Hospital Albert Einsten em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog