quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Máscaras africanas do Portal do Professor do MEC












Autor e Co-autor(es)

Autor EDNA MARIA DA SILVA

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Co-autor(es)

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

■Identificar a função das máscaras na cultura africana;

■identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas;

■construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários.

Duração das atividades

3 aulas com duração de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

■Destacamos que os professores devem trabalhar os aspectos referentes as habilidades manuais como: recortar, colar, prinsar, picotar, bem como os componentes da produção artística visual - texturas, cores, formas.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:



A aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.







Fonte: http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/JPEG/8517.jpg
























No momento da apresentação das imagens sugerimos que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens, através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade? (se for o caso, explicar o que venha ser finalidade, ou usar outro termo); quais os materiais que fazem as máscaras?que cores estão mais presentes?



A partir das respostas do grupo, o professor poderá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos, histórias e/ou imagens (como as que sugerimos para abertura da aula).



Como forma de registro deste momento, sugerimos que as crianças possam se agrupar em pequenos grupos e escrever algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana (cada criança, à sua maneira, desenha e/ou escreve suas ideias).



2º MOMENTO:



O professor propõe para este momento a construção de um tipo de máscara visto nas imagens. Neste caso, sugerimos a confecção da máscara de bruxo(a). Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:



1.cartolina guache

2.papéis coloridos

3.penas

4.tecido

5.tinta guache

6.pincel

7.cola

8.tesoura

Para fazer a máscara sugerimos que o professor encaminhe juntamente com as crianças os seguintes passos:



1.Pintar o tecido com tinta guache e colocar para secar. A pintura consiste em pinceladas aleatórias ao longo do tecido.

2.Desenhar o modelo de um rosto na cartolina e recortar. Não recorta olhos e boca, apenas o nariz.

3.Desenhar olhos, boca e outros enfeites nos papéis coloridos para recortar e depois colar na frente da máscara.

4.Colar o tecido ao longo de toda a máscara deixando uma borda. Recortar a borda do tecido fazendo uma franja.

5.Escolher as cores das penas e colá-las na parte superior da máscara.





Fonte: NEI/UFRN
















A MÁSCARA DE BRUXO







Descobrimos que a máscara de bruxo é usada nas cerimônias tribais grandiosas.



As tribos fazem as cerimônias nas noites de lua cheia e os feiticeiros e bruxos



cantam e dançam pedindo a proteção dos espíritos.



Em todas as tribos africanas tem um bruxo ou uma bruxa ou um feiticeiro



que usa seus poderes mágicos para proteger a tribo.











TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino





Sugerimos que o professor conclua o trabalho desta aula sintetizando os conhecimentos em um texto coletivo, como o exposto, anteriormente.



3º MOMENTO:



Na aula em que fizeram a máscara do bruxo(a) as crianças tiveram a oportunidade de seguir instruções, como numa receita, para construir sua máscara. Desse modo sugerimos, que a aula pode ter continuidade com a proposição de uma atividade em que as crianças poderão recuperar e/ou se apropriar de alguns elementos que constituem o texto instrucional, como: sua estrutura e linguagem sucinta. Na atividade sugerimos que seja proposto às crianças fazerem uso de suas hipóteses de escrita e leitura o tempo inteiro. Na primeira parte da atividade as crianças são convidadas a escreverem o material necessário que usaram para fazer a máscara e, na segunda etapa, devem ler os passos da realização da máscara, recortá-los e colocá-los em ordem.









Fonte: NEI/UFRN







Fonte: NEI/UFRN







Fonte: NEI/UFRN





4º MOMENTO:



A aula terá continuidade com a realização de um outro momento de vivência. Ou seja, as crianças poderão construir um outro tipo de máscara, fazendo uso de materiais diferentes do que o (a) professor (a) sugeriu no modelo da máscara de bruxo. Nesse momento vai ser necessário:



1.papel ofício/sulfite branco em tiras largas e finas

2.cola branca

3.pincel

De posse do material, o primeiro momento da aula consiste numa conversa prévia com as crianças a respeito da realização da atividade. Esse tipo de máscara é modelada no rosto de cada criança. Caso seja uma turma composta por crianças muito pequenas, poderá não ser muito agradável para algumas crianças, pois há a possibilidade de não conseguirem permanecer o tempo necessário à construção da máscara.Se a turma for composta por crianças que já consigam fazer a máscara uma na outra, o professor pode ser o coordenador do trabalho, ajudando quando necessário.



1.Prende-se uma faixa/tira larga na testa envolvendo toda a cabeça, e duas tiras próximo da orelha - uma de cada lado formando o contorno do rosto. Depois cola mais uma de uma ponta a outra passando pelo nariz, para formar o modelo do rosto de cada um, a princípio. Neste momento você acabou de fazer a base. Depois e só ir completando com as tiras finas ou grossas, vai depender do formato do rosto da criança e vai completando até o rosto estar todo cheio, ficando descobertos apenas os olhos, a boca e nariz. O segredo é colocar bastante cola e colar bastante papel, para que a máscara fique com uma consistência firme.

2.Coloca para secar por, aproximadamente, 24 horas.

3.Depois que a máscara está seca você vai decorar. A decoração pode ser feita com tinta guache ou qualquer outro tipo de tinta que possa pintar papel. Coloca para secar novamente.

4.Em seguida você vai colar enfeites para que a máscara ganhe mais beleza. Os materiais podem ser diversos, como: penas, fitas, tecidos, bicos, lantejoulas, gliter, entre outro.





Fonte: NEI/UFRN







Fonte: NEI/UFRN









Fonte: NEI/UFRN



Depois das máscaras feitas e decoradas, sugerimos uma exposição das atividades desenvolvidas a respeito das máscaras africanas como forma de síntese do trabalho. Após a exposição as crianças poderão brincar com as máscaras inventando enredos com os elementos apresentados da cultura africana: reis, bruxos, guerreiros , entre outros. As máscaras poderão,também, compor o faz de conta da sala por algum período e depois podem ser levadas para casa.

Recursos Complementares

Sugerimos constultar os seguintes links:



http://ritafro.arteblog.com.br/96210/O-Papel-das-Mascaras-na-Cultura-Africana/





http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm





http://www.copacabanarunners.net/cultura-africana.html





Sugerimos ainda uma aula no Portal do Professor a partir do link:



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20291

Avaliação

Ao final do desenvolvimento da atividade é de fundamental importância que o (a) professor (a) possa observar na criança a capacidade de:



■Compreender a função do uso da máscara na cultura africana.

■Conhecer os diferentes modos de produção das máscaras africanas.

■Destacar os aspectos da produção da máscara: recorte, colagem, pintura, e composição/decoração.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações



Cinco estrelas 3/6 - 50%

Quatro estrelas 3/6 - 50%

Três estrelas 0/6 - 0%

Duas estrelas 0/6 - 0%

Uma estrela 0/6 - 0%



Denuncie opiniões ou materiais indevidos!



Opiniões

kátia guimarães, EMEF PE LEÃO VALLERIÉ , São Paulo - disse:

katiia.artes7@gmail.com

13/10/2011



Cinco estrelas

adorei o trabalho . me responda por favor: em momento nenhum a cola tem contato com a pele do aluno pois, tem alunos que tem alergia e quero evitar essa discução,. vou trabalhar com os nonos anos esse material tbem pois é mais acessível . um fará a máscara do outro. vc tá de parabens . não havia pensado nessa possibilidade de trabalho. um abraço kaká Campinas





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Elizandra Cardoso, E. B. M. Ida Beatriz Brunato de Camargo , Santa Catarina - disse:

lizabrasil@ibest.com.br

07/10/2011



Quatro estrelas

Interessantes sugestões e possível de serem realizadas nas escolas públicas e comunidades de baixa renda. A garotada gosta e se diverte. Utilizarei algumas sugestões na feira afro de minha escola este ano. Parabéns!





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ana carolina francisco, ana carolina , Paraná - disse:

carolina.machado19@gmail.com

15/09/2011



Cinco estrelas

fou fazer um trabalho amanhã dia 15/09/11 e ajei a explicação bem interesande





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laura, unb , Distrito Federal - disse:

luzelienfermagem@hotmail.com

09/08/2011



Quatro estrelas

gosteiii





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Mario de Oliveira e Silva Filho, Colecionador particular de máscaras do século XIX , Minas Gerais - disse:

mariominesia@yahoo.com.br

02/08/2011



Cinco estrelas

Muito boa a explicação sobre as máscaras africanas, principalmente no que tange à sua finalidade, seus usos, material utilizado em sua confecção; importância para a tribo (Nação africana) e importância da utilização nas festas ou rituais. Parabéns.





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Malu, Feiticeira , São Paulo - disse:

luiza_maria_9@hotmail.com

23/03/2011









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Atendendo a solicitação da Professora Isa, colocamos texto do portal do Professor do MEC - Brasil.
Numa tentativa de responder, ou de possibilitar subsídios a todos que pesquisam e desejam o compartilhamento de informações educacionais.
 
 
ABRAÇOS
Manoel Messias Pereira

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