Autor e Co-autor(es)
Autor EDNA MARIA DA SILVA
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Co-autor(es)
Suzana Maria Brito de Medeiros
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar a função das máscaras na cultura africana;
■identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas;
■construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Destacamos que os professores devem trabalhar os aspectos referentes as habilidades manuais como: recortar, colar, prinsar, picotar, bem como os componentes da produção artística visual - texturas, cores, formas.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.
Fonte: http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/JPEG/8517.jpg
No momento da apresentação das imagens sugerimos que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens, através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade? (se for o caso, explicar o que venha ser finalidade, ou usar outro termo); quais os materiais que fazem as máscaras?que cores estão mais presentes?
A partir das respostas do grupo, o professor poderá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos, histórias e/ou imagens (como as que sugerimos para abertura da aula).
Como forma de registro deste momento, sugerimos que as crianças possam se agrupar em pequenos grupos e escrever algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana (cada criança, à sua maneira, desenha e/ou escreve suas ideias).
2º MOMENTO:
O professor propõe para este momento a construção de um tipo de máscara visto nas imagens. Neste caso, sugerimos a confecção da máscara de bruxo(a). Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:
1.cartolina guache
2.papéis coloridos
3.penas
4.tecido
5.tinta guache
6.pincel
7.cola
8.tesoura
Para fazer a máscara sugerimos que o professor encaminhe juntamente com as crianças os seguintes passos:
1.Pintar o tecido com tinta guache e colocar para secar. A pintura consiste em pinceladas aleatórias ao longo do tecido.
2.Desenhar o modelo de um rosto na cartolina e recortar. Não recorta olhos e boca, apenas o nariz.
3.Desenhar olhos, boca e outros enfeites nos papéis coloridos para recortar e depois colar na frente da máscara.
4.Colar o tecido ao longo de toda a máscara deixando uma borda. Recortar a borda do tecido fazendo uma franja.
5.Escolher as cores das penas e colá-las na parte superior da máscara.
Fonte: NEI/UFRN
A MÁSCARA DE BRUXO
Descobrimos que a máscara de bruxo é usada nas cerimônias tribais grandiosas.
As tribos fazem as cerimônias nas noites de lua cheia e os feiticeiros e bruxos
cantam e dançam pedindo a proteção dos espíritos.
Em todas as tribos africanas tem um bruxo ou uma bruxa ou um feiticeiro
que usa seus poderes mágicos para proteger a tribo.
TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino
Sugerimos que o professor conclua o trabalho desta aula sintetizando os conhecimentos em um texto coletivo, como o exposto, anteriormente.
3º MOMENTO:
Na aula em que fizeram a máscara do bruxo(a) as crianças tiveram a oportunidade de seguir instruções, como numa receita, para construir sua máscara. Desse modo sugerimos, que a aula pode ter continuidade com a proposição de uma atividade em que as crianças poderão recuperar e/ou se apropriar de alguns elementos que constituem o texto instrucional, como: sua estrutura e linguagem sucinta. Na atividade sugerimos que seja proposto às crianças fazerem uso de suas hipóteses de escrita e leitura o tempo inteiro. Na primeira parte da atividade as crianças são convidadas a escreverem o material necessário que usaram para fazer a máscara e, na segunda etapa, devem ler os passos da realização da máscara, recortá-los e colocá-los em ordem.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
4º MOMENTO:
A aula terá continuidade com a realização de um outro momento de vivência. Ou seja, as crianças poderão construir um outro tipo de máscara, fazendo uso de materiais diferentes do que o (a) professor (a) sugeriu no modelo da máscara de bruxo. Nesse momento vai ser necessário:
1.papel ofício/sulfite branco em tiras largas e finas
2.cola branca
3.pincel
De posse do material, o primeiro momento da aula consiste numa conversa prévia com as crianças a respeito da realização da atividade. Esse tipo de máscara é modelada no rosto de cada criança. Caso seja uma turma composta por crianças muito pequenas, poderá não ser muito agradável para algumas crianças, pois há a possibilidade de não conseguirem permanecer o tempo necessário à construção da máscara.Se a turma for composta por crianças que já consigam fazer a máscara uma na outra, o professor pode ser o coordenador do trabalho, ajudando quando necessário.
1.Prende-se uma faixa/tira larga na testa envolvendo toda a cabeça, e duas tiras próximo da orelha - uma de cada lado formando o contorno do rosto. Depois cola mais uma de uma ponta a outra passando pelo nariz, para formar o modelo do rosto de cada um, a princípio. Neste momento você acabou de fazer a base. Depois e só ir completando com as tiras finas ou grossas, vai depender do formato do rosto da criança e vai completando até o rosto estar todo cheio, ficando descobertos apenas os olhos, a boca e nariz. O segredo é colocar bastante cola e colar bastante papel, para que a máscara fique com uma consistência firme.
2.Coloca para secar por, aproximadamente, 24 horas.
3.Depois que a máscara está seca você vai decorar. A decoração pode ser feita com tinta guache ou qualquer outro tipo de tinta que possa pintar papel. Coloca para secar novamente.
4.Em seguida você vai colar enfeites para que a máscara ganhe mais beleza. Os materiais podem ser diversos, como: penas, fitas, tecidos, bicos, lantejoulas, gliter, entre outro.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Depois das máscaras feitas e decoradas, sugerimos uma exposição das atividades desenvolvidas a respeito das máscaras africanas como forma de síntese do trabalho. Após a exposição as crianças poderão brincar com as máscaras inventando enredos com os elementos apresentados da cultura africana: reis, bruxos, guerreiros , entre outros. As máscaras poderão,também, compor o faz de conta da sala por algum período e depois podem ser levadas para casa.
Recursos Complementares
Sugerimos constultar os seguintes links:
http://ritafro.arteblog.com.br/96210/O-Papel-das-Mascaras-na-Cultura-Africana/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm
http://www.copacabanarunners.net/cultura-africana.html
Sugerimos ainda uma aula no Portal do Professor a partir do link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20291
Avaliação
Ao final do desenvolvimento da atividade é de fundamental importância que o (a) professor (a) possa observar na criança a capacidade de:
■Compreender a função do uso da máscara na cultura africana.
■Conhecer os diferentes modos de produção das máscaras africanas.
■Destacar os aspectos da produção da máscara: recorte, colagem, pintura, e composição/decoração.
Opinião de quem acessou
Quatro estrelas 6 classificações
Cinco estrelas 3/6 - 50%
Quatro estrelas 3/6 - 50%
Três estrelas 0/6 - 0%
Duas estrelas 0/6 - 0%
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Opiniões
kátia guimarães, EMEF PE LEÃO VALLERIÉ , São Paulo - disse:
katiia.artes7@gmail.com
13/10/2011
Cinco estrelas
adorei o trabalho . me responda por favor: em momento nenhum a cola tem contato com a pele do aluno pois, tem alunos que tem alergia e quero evitar essa discução,. vou trabalhar com os nonos anos esse material tbem pois é mais acessível . um fará a máscara do outro. vc tá de parabens . não havia pensado nessa possibilidade de trabalho. um abraço kaká Campinas
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Elizandra Cardoso, E. B. M. Ida Beatriz Brunato de Camargo , Santa Catarina - disse:
lizabrasil@ibest.com.br
07/10/2011
Quatro estrelas
Interessantes sugestões e possível de serem realizadas nas escolas públicas e comunidades de baixa renda. A garotada gosta e se diverte. Utilizarei algumas sugestões na feira afro de minha escola este ano. Parabéns!
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ana carolina francisco, ana carolina , Paraná - disse:
carolina.machado19@gmail.com
15/09/2011
Cinco estrelas
fou fazer um trabalho amanhã dia 15/09/11 e ajei a explicação bem interesande
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laura, unb , Distrito Federal - disse:
luzelienfermagem@hotmail.com
09/08/2011
Quatro estrelas
gosteiii
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Mario de Oliveira e Silva Filho, Colecionador particular de máscaras do século XIX , Minas Gerais - disse:
mariominesia@yahoo.com.br
02/08/2011
Cinco estrelas
Muito boa a explicação sobre as máscaras africanas, principalmente no que tange à sua finalidade, seus usos, material utilizado em sua confecção; importância para a tribo (Nação africana) e importância da utilização nas festas ou rituais. Parabéns.
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Malu, Feiticeira , São Paulo - disse:
luiza_maria_9@hotmail.com
23/03/2011
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ABRAÇOS
Manoel Messias Pereira
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