Crianças resgatadas de grupos armados na República Democrática do Congo. Foto: OCHA/Gemma Cortes
Mais de 550 crianças deixaram grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) nos últimos cinco meses, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na quarta-feira (11). Elas estavam nas mãos de grupos nos territórios de Malemba Nkulu, Manono, Mitwaba e de Pweto, na província de Katanga.
“A campanha de conscientização que pede para as crianças deixarem os grupos armados conseguiu desmobilizar 557 delas entre março e agosto”, informou um comunicado da agência. Cerca de 444 crianças estão em centros temporários em Kalemie, Lubumbashi e Manono e outras 113 voltaram para suas famílias, acrescentou o OCHA.
Porém, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 1.500 crianças continuam nas mãos dos grupos armados da província. A representante especial da ONU para crianças e conflitos armados, Leila Zerrougui, lembrou que milhares de meninas e meninos continuam sendo sequestrados, recrutados, mortos, mutilados ou estuprados em conflitos em todo o mundo.
Brasília, Brasil
Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão