terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 29 de outubro

Em 29 de outubro de 1665 - Guerra Civil no Kongo, quando Antonio I do Congo ou Nvila-a Nkongo marques de Kiva foi um manicongo (rei),  governando de 1661 a 1665, acabou sendo decapitado na Batalha de Ambuila, na luta contra os portugueses, ele que recorreu a apoios como da Holanda e Espanha, mas não teve sucesso, e as relações com Portugal foram tornando-se tensas, até que na disputa em torno da sucessão do pequeno Reino de Ambuilla, conduziu-se a uma Batalha em que os portugueses com armas massacraram os congoleses. E Antonio I, foi decapitado.


Jean le Rond D'Lambert

Em 29 de outubro de 1783 - Faleceu Jean le Rond D'Lambert, físico, matemático, enciclopedista, do Movimento Iluminista, francês.
Louis Jean Joseph Charles Blanc

Em 29 de outubro de 1811 Nasceu Louis Jean Joseph Charles Blanc, o socialista utópico francês, de grande participação na revolução de 1848) Faleceu em 1882.
Adalgisa Nery

Em 29 de outubro nasceu Adalgisa Néry, poetisa, jornalista e política brasileira, foi casada com o intelectual Ismael Nery, e ficou viuva aos 29 anos, publicou o seu primeiro romance "a imaginária", depois casou-se com Lorival Fontes, diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP, responsável pela propaganda de Getúlio Vargas, na época conheceu  Diego Rivera, Jose Orozco, Frida Khalo, David Siqueira, separou - se Fontes, e se apaixonou por uma senhora cujo o nome para época  não se revelava, teve filhos, mas internou-se sozinha, numa casa de repouso.De onde saiu apos ficar doente e morrer junto ao seu filho mais novo.
Nelson Cavaquinho

Em 29 de outubro de 1911 - Nasceu Nelson Antonio da Silva - o Nelson Cavaquinho, músico brasileiro de violão e cavaquinho, cantor e compositor, brasileiro, membro da Escola de Estação Primeira de Mangueira.
Queda da Bolsa de Nova York

Em 29 de outubro de 1929 - Toda a tragédia iniciada em 24 de outubro de 1929, teve no dia 29 como devastador para todos os mercados mundiais. Os papeis foram colocados à venda mas não havia compradores. Assim foi o que chamavam de a grande turbulência no mercado o grande pesadelo humano.Ações antes vendidas a 43 dólares, estava sendo negociadas a 1 dólar.

Em 29 de outubro de 1945 - Getúlio Vargas é deposto por movimento militar. E José Linhares presidente do STF assume a presidência provisoriamente.

Nito Alves
Em 29 de outubro de 1976 - Recordemos Nito Alves e José Van Dunem foram acusados de fracionismo no seio do Partido MPLA e acabaram suspensos. Ambos propuseram a criação de uma comissão de Inquérito para apurar os fatos.E o atual presidente José Eduardo dos Santos presidiu mas preferiu não por a público talvez uma retalhação aos camaradas. Depois disto Zita Valles esposa de José Van Dunem com ligações com o PCUS, foi expulsa acusada de ter ligações com o serviço secreto soviético, em maio de 1977 todos foram expulsos do partido. E renderam muitos livros essa história.
Ana Cristina Cesar

Em 29 de outubro de 1983 - Suicído de Ana Cristina Cesar brasileira a mais importante poetisa depois de Cecília Meirelles
Ela que fora jornalista, da Revista Isto é, Veja, da rede Globo, da rede Record, formada em Letras, professora de Língua Inglesa com Mestrado.
Em 29 de outubro de 2012 - A Fundação Palmares divulgou a relação de Propostas selecionadas para o Programa de Formação de Agentes da Juventude Negra (NUFAC).
Regina Dourado sendo velada

Em 29 de outubro de 2012 - O câncer levou Regina Dourado, baiana, atriz brasileira
Terry Callie
Em 29 de outubro de 2012 - Um câncer no fígado levou o cantor e compositor de jazz-folk Terry Callie, ele que nasceu e faleceu em Illinois- nos estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog