Limeira terá coleta de sangue para diagnóstico de anemia falciforme
Serviço atenderá neste sábado, das 9h às 13h, na Praça Toledo Barros.
Orientações sobre a doença também serão fornecidas aos interessados.
O Instituto Odoyá e a Prefeitura de Limeira (SP) vão realizar coleta de sangue para detecção de anemia falciforme neste sábado (26), das 9h às 13h, na Praça Toledo Barros, no Centro. Orientações sobre a doença também serão fornecidas às pessoas que passarem pelo local na data.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a coleta é direcionada à população negra, que é mais suscetível à doença. A anemia falciforme, porém, também acomete pardos e brancos, mas em menor número.
Os resultados alterados, de acordo com informações da pasta, serão encaminhados ao médico hematologista que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Morro Azul para tratamento. Este tipo de anemia é hereditário, ou seja, as pessoas nascem com predisposição.
Principais sintomas
A principal característica da doença é a alteração do índice de glóbulos vermelhos do sangue e pode ser identificada pelo aparecimento de icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos), inchaço doloroso nos punhos e tornozelos, além de músculos e articulações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão