Crônica de Simone Guerra
Para Tricotar
No silêncio daquele quarto escuro, estava sentada Maria da Esperança, uma mulher cujo passado marcado pela desolação de um amor, vivia uma vida pacata e solitária. Reservada e muito refinada, comungava ainda um possível amor.
Ela sentava todas as noites em sua cadeira de cedro e tricotava para passar as horas. Em seus pensamentos, ela se alimentava de viagens amorosas, aventuras sexuais, e sonhava com aquele homem que ela tanto lera nos romances franceses e italianos. Esperança, vivia de ilusões insanas, cheiros não existentes e perspectivas irreais.
Tricotava, tricotava e tricotava. Vagarosamente seus pensamentos narravam histórias infindáveis: amores, suspense, drama e terror. Mulher calma e serena. Linda face amarronzada. Ela já beirava aos cinquenta anos, mas tinha uma pele fresca e um calor intenso para amar alguém.
Maria da Esperança, não tinha sonhos grandiosos, estes eram simples como o nascer de todas as manhãs. Ela apenas desejava suprir aquela solidão de tricotar, com um homem que pudesse fazer dela alguém mais realizada e feliz.
Dizem que seus lábios nunca foram beijados. Nenhum homem a tocara ou a possuiu. Seu corpo exalava virgindade impregnada. Seus seios ainda são de menina. Seus cabelos são compridos, muito negros e lisos.
Esperança adormeceu na cadeira, e mais um dia se foi. Amanhã com o levantar de um novo dia, ela estará ainda sonhando com o bem amado, com a vida que não teve, e com as perspectivas que não virão. Seu tricotar é tão limitado!
Faça tudo, viva cada minuto com a intensa vontade de ser feliz, realize desejos, ouse segredos. Seja prudente e insana, mas não permita nunca que a cadeira de cedro e o tricotar diário possam consumir você. (Simone Guerra)
Simone Guerra
cronista e poetisa brasileira
O linho e a linha - marisa monte e Adriana Calcanhoto
Poesia de Edvaldo Jacomelli
Nepal
Do sonho
Ir para Nepal deve ser trasladar
O ápice do orgasmo
Os homens estão indo para Nepal
Ah! Como deve ser esse voo indizível
Dentro de meu cerebelo fascinado!
Ir para Nepal deve ser transpor a imaginação!
Os homens estão indo para Nepal
É difícil não reter a magia semântica
De se saborear com a palavra Nepal
Ir para Nepal deve ser
Todo o avesso de ficar sentado
Edvaldo Jacomelli
poeta, cronista e contista
São Jose do Rio Preto-SP - Brasil
Canto tradicional chinês
Artigo de Manoel Messias Pereira
O mundo em 1949 neste dia 21 teve o culto da Fé Baha'i, organizando a Assembléia Espiritual Nacional, nos Estados Unidos, com a intenção de estabelecer o Dia Mundial das religiões.
Quase todos os seres humanos são portadores de determinadas crenças, ou prestam-se a cultos religiosos. A ideia de religião tem como sinônimo o culto prestado à divindade; doutrina ou crença religiosa; acatamento às coisas sagradas, fé, devoção, piedade, crença viva. Tudo que é considerado como um dever sagrado, respeito, escrúpulo. A palavra religião vem do latim religione ou religare, relativo a relação entre criador e a sua criatura.
Para alguns pensadores o homem cria ideia de Deus , por meio de seus medos, a sua frustração do não saber tudo. Daí sempre recorrem -se a Deus. Como se o Criador fosse uma interjeição linguística. Mas para grande parte dos idealistas, Deus criou o homem a sua semelhança.
Todos os homens da terra tem determinadas culturas, determinas fés, determinados pontos de apoios espirituais e cada um defende aquilo que acha correto acreditar. E portanto todos são portadores de necessidades psicológicas, como se um filhote procurando a teta pra mamar.
Só que todos procuram mas Deus, que no passado no Império Romano apresentava-se na figura do Imperador, agora apresenta-se como um ser invisível portador de toda a criação, com uma divindade, que é bom mas também castiga. E assim surgem as diferenças natural dos homens os preconceitos, os medos e os ataques e até mesmo a ideia da violência pra justificar essa ou aquela religião.
E nestas empresas ditas religiosas, que pra muitos aparecem como instituições formadas por homens portanto criaturas que em assembleias, discutem-se em como pra chegar até ao criador. E assim todo mundo posiciona-se como certo a ponto de utilizar a guerra religiosa.
Há algum tempo uma Igreja chamada Universal do Reino de Deus, passou a apostar no ódio entre o cultos e iniciou uma chamada em praça pública intitulada "Duelo dos Deuses", e seu criador Bispo Edir Macedo até elaborou ações de ataques aos outros cultos, assim como a quebra de guias colares e praça pública e até reafirmar que os deuses africanos eram os Demônios. E para tal escreveu um livro. Enganando os seus fiéis e criando um clima de constrangimento entre os negros e brancos portadores da cultura dos orixás.
E no seu orgão oficial da chamada Folha Universal, n.39 uma matéria no final de 1999 em que chamam os filhos e de fé e Yalorixás e babalorixás de forma pejorativa, leva a mãe Gilda de Ogun, como era conhecida a Yalorixá Gildásia dos Santos Santos, que no momento da leitura do jornal, pela forma agressiva, acabou sofrendo de um enfarto em 21 de janeiro e em consequência disto veio a falecer.
A ação desta suposta Igreja Universal, feriu a Lei Caó, que é a lei que regulamenta os princípios constitucionais para combater o racismo, a lei descreve os aspectos objetivos da ação discriminatória como negar, impedir, interromper, constranger, restringir, dificultar o exercício de direito por parte da pessoa discriminada.
Os filhos do terreiro entraram na Justiça e teve como advogado o Ogan Dr. Hédio da Silva Junior, professor universitário, afro-descendente e ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, que ganhou em todas as instâncias o processo.
Em 2007 o Presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona a Lei 11.635/2007, criando o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, uma luta no Brasil das Yalorixá e Babalorixá e todo o povo das comunidades de Terreiros, de Umbanda, Candomblés, Omolocos, Tambor de Minas , Turquias, em memória da Mãe Gilda, do Terreiro Ilê Axé Abassa de Ogun, localizado em Itapuã.
E assim no dia 21 de janeiro de 2008, tivemos a Marcha de Combate contra a Intolerância Religiosa no Brasil. Reafirmando a defesa do direito Constitucional de liberdade de Culto e pedindo fim da violência contra os praticantes de religiões africanas como o candomblé.
Embora em junho de 2008, quatro jovens evangélicos invadiram o Centro Espirita no Catete, Zona sul carioca, insultaram os fiéis, quebraram imagens e objetos locais, numa aparente falta de respeito e educação. Demonstrando que a sua formação religiosa era feita num antro de ódio.
O que levou religiosos, intelectuais e até o presidente da Republica as ruas participando de uma concentração e uma marcha de protesto contra a Intolerância Religiosa.
No Brasil a liberdade de culto, partiu de um projeto do deputado comunista e filho de Xangô do candomblé o escritor Jorge Amado. Mas há Resolução da Organização das Nações Unidas - ONU n.2003/1954 no Parágrafo 5 que sublinha as restrições à liberdade em relação ao professar cultos ou crenças que são previstas em lei e necessárias, para proteger a segurança, a ordem, a saúde, a moral e os direitos fundamentais.
É de extrema importância reafirmar sempre o respeito a liberdade, as pessoas e a natureza. A vida deve ser traçada semeando harmonia e luzes de amor. A esperança deve ser sempre capaz de refletir na poesia a concretude de nossa existência.
Manoel Messias Pereira
professor, poeta, cronista
São Jose do Rio Preto- SP - Brasil
Gilberto Gil- A PAZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão