domingo, 13 de dezembro de 2009

A concepção marxista de mundo


A consciencia socialista de mundo está ligada, a formação dos seres humanos na concepção científica de mundo e da moral comunista.

Um homem sem qualquer concepção terás dificuldade em orientar-se na realidade que rodeia e determinar o seu lugar na vida. E quem não tiver o objetivos evidentes de obviedades com certeza será um escravo das circunstâncias.

Não há ninguém que não tenha uma concepção de mundo, sejas alicerçadas numa ou outra teoria mas todos tem que ter esse sentido a vida. Há concepções que nem sepre é científica, daí a idéia da falsidade e cometer erros fatais, para a sua existência.

Na concepção marxista-leninista, permite ao ser humano, orientar-se, nas circunstâncias dificeis da vida social e pessoal e penetrar na essencia das coisas e não julgar apenas pela aparência, que pode ser enganosa.

Esta concepção vem colaborar para a resolução dos eternos problemas filosóficos (que a matéria, em que reside o sentido da vida, se o mundo é concebível, a partir de realidades materiais embora sob a falsidade de um idealismo de espírito), mas também na participação consciente dos assuntos da sociedade e do Estado, na política.

A palavra política deriva de "polis", uma palavra grega que significa cidade-Estado. Já a sociedade moderna atriui um sentido mais amplo. Ou seja política é tudo que está ligado aos objetivos e à luta das classes sociais, à atividade dos partidos, e dos Estados por estas criados, às suas relações na cena mundial. A natureza das instituições políticas e os rumos das atividades ou seja a política econômica e social, a política interna e externa entre outros fatores. E não podem ser compreendidas sem determinarmos a classe que servem e cujo os interesses traduzem. E para dominar a concepção científica do mundo, de princípios são necessários conhecimentos mas não só. Lênin indicava que em seu trabalho, sem luta o conhecimento livresco sem luta não tem qualquer valor. E passou a entender e acreditar que só o trabalho com o campones e com o operariado conseguiria ser um verdadeiro comunista.

A instrução não se reduz ao diploma de estudos secundários ou de um centro de ensino superior: pressupõe que o ser humano não pode dar-se satifesto com os conhecimentos adquiridos.

É preciso seguir continuamente as tendências que dominam na ciência, procurando compreender o sentido das novas descobertas, estar a par dos principais problemas de perspectiva cuja a solução trabalham seres de diferentes ramos das ciêcias, mesmo que essa visão geral seja de linhas gerais. E com certeza a curiosidade de conhecer as coisas novas deve ajudar a ter pelo menos a idéia das descobertas e novidades mais importantes da tecnica e da tecnologia.

Com isto está ligado a auto-educação é o método principal da dominação dos conhecimentos políticos, da teoria marxista-leninista porque ela contribuiu para a independência da mentalidade. E para tanto basta lembrar Lênin quando numa conferência sobre o Estado ele afirmou "Só quando aprenderdes a orientar-vos independentemente neste problema, podereis considerar firmes as vossas opiniões e defendê-los com êxito perante seja quer for, em qualquer momento."



Manoel Messias Pereira

Professor de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog