segunda-feira, 1 de novembro de 2010

dia 1 de novembro na história social e política

Em 1 de novembro de 1755 - Um terremoto destrói Lisboa e parte de Algarves, tendo entre 60 a 90 mil pessoas desaparecidas.

Em 1 de novembro de 1960 - John Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais americanas

Em 1 de novembro de 1965 - É instituido no Brasil o AI- 2 e 3. O primeiro trata de disposições transitórias até o estabeleimento de tribunais federais em primeira instância e o segundo determinava as formalidades para à aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais.

Em 1 de novembro de 1995 - O CNA - Congresso Nacional Africano vence as eleições multiraciais da Africa do Sul.

Em 1 de novembro de 1549 - Tivemos a fundação de Salvador, por Thomé de Souza, a primeira capital do Brasil.

Em 1 de novembro de 1868 - Allan Kardec faz o célebre discurso de abertura da sessão comemorativa dos dias dos mortos, na Sociedade de Paris. Esse discurso constitui peça importante para a compreensão do que Kardec entendia por "religião" como encarava o papel desempenhado pelas religiões, a sua Doutrina Espírita dentro deste contexto e porque preferia não apresentar o espiritismo como uma religião. O Discurso foi publicado na Revista Espirita de 1868.

Em 1 de novembro de 1885 - Leão XIII, Lança a sua Carta Encíclica Imortale Dei- que trata da Constituição Cristã dos Estados. Em que há 61 pontos discutidos. Enviados aos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e outros ordinários em paz e comunhão com a Santa Sé

Em 1 de novembro de 1993 - Entrou em vigor o Tratado de Maastricht, na União Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog