sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Velhas guardas imboliam conflitos entre tradição e futuro
Banco de Dados da FSP Velhas guardas simbolizam conflito entre tradição e futuro
Por Bruno Capelas - bruno.capelas@usp.br
Publicado em 14/outubro/2011
Editoria : Cultura
Velha Guarda da Portela foi a primeira a se chamar assim, nos anos 70Ao escrever “quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado”, o compositor Paulinho da Viola provavelmente não se referiu à situação atual das velhas guardas nas escolas de samba. Mas bem que poderia, a julgar pelo trabalho da pesquisadora Fernanda Paiva Guimarães. Em sua dissertação de mestrado O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano, Fernanda apresenta 11 entrevistas que podem ser associadas aos versos do compositor na música “Dança da Solidão”. O estudo envolveu componentes das Velhas Guardas das escolas de samba Portela e Império Serrano, ambas do Rio de Janeiro.
“As velhas guardas têm o papel de guardar a tradição, o ‘passado de glória’ das escolas”, explica Fernanda, “muitas vezes se contrapondo aos enormes empreendimentos em que se transformaram os desfiles”. A dissertação tem como ponto de partida um exemplo desse conflito: a exclusão da velha guarda da Portela do desfile de 2005. Na ocasião, a escola iria ultrapassar o tempo de desfile estabelecido pelo regulamento e por isso impediu a entrada da ala na passarela, fugindo do rebaixamento. “A decisão teve uma tremenda repercussão, ganhando destaque em grande parte das coberturas jornalísticas sobre o carnaval daquele ano. Ironicamente, a exclusão teve o efeito de se reverter numa reafirmação do valor da velha guarda”, observa a historiadora.
Em uma das entrevistas, Wilson das Neves, compositor, baterista e integrante da Velha Guarda do Império Serrano, argumenta: “A escola de samba, para mim, perdeu a sua finalidade principal, que é fazer o quê? Formar sambistas”. Essa percepção pode ser associada ao trabalho de Ecléa Bosi (Memória e sociedade – lembranças de velhos), usado como referência na dissertação por sua análise sobre a maneira de produzir narrativas e pela caracterização que faz da velhice na sociedade industrial. Fernanda, porém, não concorda com a visão apocalíptica sobre a festa popular. “Os sambistas são o carnaval. Assim, não se pode dizer que o carnaval acabou, porque os sambistas ainda estão aí”.
“Em Oswaldo Cruz, bem perto de Madureira…”
A Velha Guarda da Portela, que se organizou como conjunto musical a partir do disco Portela, Passado de Glória (1970), produzido por Paulinho da Viola, pareceu a Fernanda um bom ponto por onde começar a entender as Velhas Guardas musicais, conjuntos que representam as velhas guardas, alas compostas por aqueles que contribuíram para os desfiles do passado. Para aprofundar a pesquisa, foi feito também o levantamento de narrativas e do repertório da Velha Guarda do Império Serrano, escola vizinha à Portela geograficamente. Outra marca relevante foi que o Império Serrano, desde que foi fundado em 1947, disputou com a Portela as primeiras colocações no carnaval e, a partir da “modernização” das escolas, por volta da década de 1970, passou por diversas crises.
Ivan Milanez, da Império Serrano, foi um dos entrevistados no estudo de Fernanda“Ambas as escolas ficam perto do bairro carioca de Madureira: a Portela em Oswaldo Cruz, o Império na Serrinha. Pensava sempre em porque alguém vira portelense ou imperiano, mas essa é uma pergunta que não se responde”, diz a historiadora. Ao mesmo tempo, as duas escolas também apresentam particularidades relevantes: “Na Portela, a disciplina e a necessidade de se abrir ao mundo são aspectos importantíssimos, enquanto no Império Serrano há uma preocupação com a resistência”, explica.
Relatos transcriados
O projeto resultou na produção de 11 entrevistas. “Além das entrevistas com homens e mulheres ‘mais velhos’ e ‘mais novos’ em cada Velha Guarda, também entrevistei pessoas que não são das Velhas Guardas, mas que têm algum vínculo com elas, como é o caso de Zé Katimba, que ao se desentender com a Imperatriz Leopoldinense, foi acolhido pela Velha Guarda da Portela”, explica ela.
Entretanto, não se trata de entrevistas simples, mas sim de histórias de vida. “É um texto em primeira pessoa, escrito em colaboração entre pesquisador e entrevistado, procurando traduzir a narrativa oral para a linguagem escrita. Isso implica em diversos tratamentos do texto, que é transcrito, depois textualizado e por último transcriado. O resultado final é uma narrativa em primeira pessoa que precisa necessariamente ser aprovada pelo colaborador da pesquisa”. O projeto foi idealizado a partir do interesse que Fernanda tinha sobre o samba desde a graduação e foi desenvolvido de acordo com a metodologia de História Oral adotada pelo Núcleo de Estudos em História Oral (Neho).
O estudo de Fernanda Paiva Guimarães foi defendido em março de 2011, com orientação do professor José Carlos Sebe Bom Meihy, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Imagens cedidas pela pesquisadora.
Mais informações: email feguimaraes@gmail.com
Rua da Reitoria, 374 - Sala 244
CEP 05508-010 - São Paulo - Brasil
+55 11 3091-4411 - E-mail: agenusp@usp.br
© 2000-2011 Universidade de São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2011
(1888)
-
▼
outubro
(191)
- Poema de Carlos Drummond de Andrade
- Fatos Históricos, Políticos, Artísticos Sociais e ...
- CIMI desmente a participação de Bispo como lider d...
- Professores lançam livro sobre Literatura Africana...
- Profesor tem estresse pós-traumático
- Um ensaio para a vida
- a palavra (metálica estrutura) e sua limpeza
- Anecy
- Vanessa White
- Fatos Históricos, Políticos, Artísticos, Sociais e...
- Admissão da Palestina à Unesco será submetida a vo...
- Encontro de Cultura afro de Cananéia
- Gervane, mão africana na arte de MT
- eterna consciência
- Sem ser
- Psicórdica
- Falando de Ana Cristina Cesar
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísitcos e...
- O candomblé não precisa de proselitismo
- Doenças Sexualmente Transmitidas e AIDS - alerta d...
- Encontro Nacional de Execução Penal e III Seminári...
- Zélia Duncan
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Eliminar a Discriminação no trabalho meta MPT
- Sinaes - De olho no trote consciente na Universidade
- Dia Internacional de Animação em Gurupi nesta sext...
- Graciliano Ramos
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Bloqueio a Cuba: 20 condenações e continuarão ...
- Criolo é uma das atrações do Tribaltech Festival
- Minc recebe inscrições para oficina que acontece n...
- Hoje Lembramos Darcy Ribeiro
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Exposição em Paris sobre Walter Benjamin
- FMRP ajudará no combate à desnutrição infantil em ...
- O que lembrar e esquecer ? Intelectuais de Direita...
- Cantora Ciara
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- C&A terá de Indenizar cliente que foi chamada de "...
- ONG abre vagas para cursos afro na Baixada Fluminense
- UEPA abre inscrições para o I Forum de Extensão
- A Revolução Russa
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Arte Primitivista no Teatro do SESI
- A Hora da Estrela 10a. MOstra de Cinema Infantil d...
- Sabrina Sato bem notada na Festa Joyce Pascowitch
- As eleições na Argentina
- Tunisianos vão as urnas - eleição Constituinte 2011
- Eleições na Argentina - Cristina Kirchner a favorita
- A chatice política
- Lavar os olhos
- Falta de Tempo
- Clarice Falcão
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Béji Caid EssebiPrimeiro - Ministro da Tunísia. T...
- Agenda para 2012 da SOS Racismo
- Cultura Quilombola na 57a.Feira do Livro de Porto ...
- escrita
- Aurum
- Pensamor
- Paul Cézanne
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Um dos caminhos para mobilização: Coleção História...
- 35a. Mostra Internacional de Cinema
- UNB a melhor em Ciências Sociais e Humanas
- Dizzi Gillespie
- Fatos Históricos, Políticos, Artísticos, Sociais, ...
- Palestra na Diretoria de Ensino de São José do Rio...
- Questão Palestina no IBILCE/UNESP
- I Encontro do Programa Mais Educação do MEC
- A morte de Muamar Khadafi
- Dannii Minogue
- Fatos Históricos,Políticos, Sociais, Artísticos e ...
- Preciso sseparar o joio do trigo
- Rio de Janeiro: Pequena África - 100 anos de cultu...
- Concurso de Fotografia - Inscrições até 11 de nove...
- Peter Tosh
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Máscaras africanas do Portal do Professor do MEC
- Acordo Ortográfico com o professor Ernani Pimentel
- Poraimos ou o Devoramento dos Povos Ciganos: Uma h...
- Wynton Marsalis
- Fatos Históricos, Políticos,Sociais, Artísticos e ...
- III Semana da Consciência Negra da NEAB-UFGD
- O povo Cigano no Brasil
- Ziggy Marley
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e...
- Lenize da Silva Cuiabá terá primeira escola bi...
- Dilma Roussef na África do Sul
- A nudez da mídia
- poesia da doce agonia
- Soneto para Simone
- Missão
- Solidão Urbana
- O tempo
- Art Blakey
- Fatos Históricos, Políticos, Sociais, artísticos e...
- Atriz e cantora Thalma de Freitas é vitima de rac...
- Filme - O jardim das Folhas Sagradas
- Em Santiago do Cacém exposição lembra centenário d...
-
▼
outubro
(191)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão