domingo, 10 de novembro de 2013

Black Bloc

No ano de 2013 a partir de junho, o Brasil, passou a ver as reivindicações sociais em desfiles pelas ruas em grandes manifestações. E juntamente com ela o movimento anarquistas dos Black blocs, na qual a mídia passaram a classificá-los como mascarados, vândalos e baderneiros. Pois para a mídia burguesa que temos, enxergam bancos que tens os vidros quebrados, ou lojas sofisticadas e o confronto com a polícia.

No Brasil um jornal trouxe até um comentário da filosofa  Marilena Chauí, na qual ela dizia  acreditar que os black-blocs fossem fascistas. E creio que esta visão estava no contexto da manifestação onde propagou-se a negação aos partidos políticos tradicionais. Ou que estão representados no Parlamento.

Ao meu ver, os black blocs, tem bandeiras da doutrina Anarquista, atacam os símbolos do capitalismo, como agencias bancárias, não possuem um número grande de adeptos, e creio que até são minorias no contexto do movimento anarquista. E estão muito distante de pensar e crer como um fascista contrapondo a ilustre filosofa.

Para o pensar fascista, creem num "Estado", como um bem maior e o representante executivo, como um chefe infalível. O Estado precisa ser forte, inquestionável, catalizador da vontade nacional e é ele que preserva a identidade nacional, sendo o instrumento da vontade coletiva em que todos precisam estar subordinados, pregam a pureza da raça, pela integridade do Estado até caminhar para o totalitarismo. e podemos assim comparar o período histórico, como de Hitler ou de Mussolini, pra ter um parâmetro.r E vale salientar que Mussolini criou o "Fasci di combatimento" e os "squadri" que nada mais é do que "Grupos de combate e esquadrão", que utilizam o espancamento, o terror e se possível a eliminação física de seu opositor. Além de combater, o neo-liberalismo, o socialismo, os jornais de esquerda, os pensadores do mundo do trabalho. Ao longo da história  apesar do terror ganharam simpatias da Igreja Católica Apostólica Romana, dos meios militares e dos nacionalistas.

Já tendo um olhar anarquista, vemos que o "Anarquismo" trata-se de uma doutrina política que dá um princípio a teoria da vida e do comportamento humano. Concebem uma sociedade sem governo e que obtém a harmonia não pela submissão as leis, nem a obediência a quaisquer autoridades do sistema. Pensam sim em acordos livres estabelecidos entre os diversos grupos territoriais e profissionais, constituídos livremente para a produção e consumo, para a satisfação da infinita variedade de necessidade e aspirações de um ser civilizado conforme descreve Kropotkin.

Com base nisto sabemos que muita gente com um olhar capitalista tem a preocupação de deturpar este pensar filosófico. Pois para o anarquismo todo o Estado é repressor. Tanto fisicamente, como nos impostos e taxas que eles impõe sobre toda a sociedade, embora devemos sempre entender que a ideologia do estado nada mais é do que a teoria da classe dominante. E  a ideia da repressão do Estado burguês ou capitalista nasceu da história do movimento ludita ocorrido na Inglaterra em Nottingham, entre os anos de 1811 e 1813, quando grupos de aproximadamente cinquenta pessoas inspirados em Nedd Luddman, passaram a observar a evolução das máquinas e associaram a perdas dos empregos, como de fato estava ocorrendo naquele exato momento e contexto histórico. Ou seja a Revolução Industrial, estava aliada com a revolução Científica, e assim novas fontes de energia, máquinas e equipamentos, passaram a produzir mais em tempo menor, o que possibilitou patrões demitirem empregados. Com isto este movimento ludita, criou os quebradores das máquinas, portanto parte do contexto anarquista.

 Os  patrões com apoio do Estado, passaram a agir com muita violência e passaram a entender que os Anarquistas tinha um  conhecimento de mundo  e uma base militar . E assim intensificaram a repressão inclusive em janeiro de 1813 17 pessoas morreram enforcadas pelo Estado em Nova York.

Com isto dá pra entender qual é a ideologia, que os black-blocs refutam como importantes, e esses grupos tem pelo menos de onze a quinze anos de existência. E com isto entender que o papel dos black-blocs é de dar proteção aos movimentos sociais e reprimir a classe burguesa e o Estado. E assim entendemos o ataques aos bancos e a própria polícia. A grande importância é que os Black-blocs passaram a fazer parte do cotidiano de reivindicações sociais no Brasil.E geralmente entre o confronto do trabalhador com os patrões, eles estarão sempre em favor dos menos favorecidos e contra o poder burguês que admite um  ser humano explorar outro ser humano, ou um Estado sub-julgar outro Estado.


Manoel Messias Pereira

poeta cronista
São Jose do Rio Preto-SP




Lobão






Um comentário:

  1. Olá, Manoel. Para mim, são um bando de idiotas pagos, encomendados por algum poderoso que nem sabem o que estão fazendo, pois nem devem ter cérebros.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog