sábado, 1 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 1 de fevereiro

Manifesto Comunista



Em 01 de fevereiro de 1848 - Publicação do Manifesto Comunista
poeta Langst Hughes


Em 01 de fevereiro de 1902 - Nasceu o poeta e e escritor Langst Hughes, em Joplin - estado de Missouri - Estados Unidos da América (afro-descendente da diáspora)
Mozart Camargo Guarnieri


Em 01 de fevereiro de 1907 - Nasceu Mozart Camargo Guarnieri, maestro, músico, compositor brasileiro.
Em 1 de fevereiro de 1928 - O Partido Comunista Brasileiro - PCB lança o Bloco Operário e Camponês que elegeu dois vereadores no Rio de Janeiro.
Faramundo Martí
Em 1 de fevereiro de 1932 - Fuzilado Farimundo Martí herói da revolução Salvadorenha, também foram assassinados mais 30 mil patriotas.
Lélia Gonzáles



Em 1 de fevereiro de 1935 - Nasceu Lélia Gonzáles, antropóloga brasileira, intelectual e militante da causa negra, natural de Bebedouro - MG.(afro-descendente da diáspora africana)
Costa e Silva
Em 1 de fevereiro de 1969 - O presidente da República do Brasil, General Costa e Silva assina o Ato Institucional n6, que reduziu de 16 para 11 os ministros do Supremo Tribunal Federal, sendo que estes ministros foram retirados foram aposentados pelo golpe Militar. E os atos contra a Segurança Nacional deixou de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal e sim pela Justiça Militar.
Marcelinho Carioca


Em 1 de fevereiro de 1971 - Nasceu no Rio de Janeiro o craque de futebol Marcelinho Carioca
(afro-descendente da diáspora africana)



Em 01 de fevereiro de 1972 - Ficou evidenciado o desaparecimento da estudante Isis Dias de Oliveira. estudante da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP, militante política da Ação Libertadora Nacional - ALN, presa e torturada e provavelmente assassinada em 31 de janeiro de 1972. Assassinada pelo Estado Brasileiro.
Comício das Diretas Já



Em 1 de fevereiro de 1984 - Grande Comício na Praça da Sé em que a população pedia pelo direito de votar. Numa campanha intitulada Direta Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog