segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filme Reflexivo - Um Cabra Marcado pra morrer - de Eduardo Coutinho


homenagem de tela da Reflexão
Eduardo Coutinho de Oliveira
ao cineasta que faleceu neste dia 2 de fevereiro de 2014

Este domingo (02/02) foi marcado por um assassinato brutal de um dos maiores nomes do cinema nacional. Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi assassinado a facadas dentro de sua residência, na zona sul do Rio de Janeiro.  

O principal suspeito seria seu filho Daniel Coutinho, que também teria esfaqueado a mãe e tentado se matar. 
O jovem sofre de Isquisôfrenia.

Cabra Marcado para Morrer
TÍTULO DO FILME: CABRA MARCADO PARA MORRER (Brasil, 1984) DIREÇÃO: Eduardo Coutinho
ELENCO: Elisabeth Teixeira e família, João Virgínio da Silva e os habitantes de Galiléia (Pernambuco). Narração de Ferreira Gullar, Tite Lemos e Eduardo Coutinho. 120 min., Globo Vídeo.

RESUMO

Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens.
Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira -- que até então vivia na clandestinidade -- e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme antes brutalmente interrompido.

CONTEXTO HISTÓRICO

As Ligas Camponesas vinham sendo criadas desde meados dos anos 50 com o objetivo de conscientizar e mobilizar o trabalhador rural na defesa da reforma agrária. Durante o governo de João Goulart (1961-64), o número dessas associações cresceu muito e, junto com elas, também se multiplicavam os sindicatos rurais. Os camponeses, organizados nessas ligas ou em sindicatos ganharam mais força política para exigir melhores condições de vida e de trabalho.
Boa Sessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog