quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Xenofobia Suiça


A xenofobia suíça
Henrique Monteiro

O referendo da Suíça tem um resultado que não é só embaraçoso para a União Europeia. É uma vergonha para os suíços. Ou melhor para os 50,3% dos suíços que foram na cantiga da extrema-direita contra os imigrantes.

Preocupa-me o facto de ver, em Portugal, muita gente, mesmo gente que se diz de esquerda, 'compreender' senão apoiar esta posição dos suíços. Vejam-se os comentários nos sites onde Bruxelas e a sua comissária Vivianne Reding, por exigir reciprocidade colocando em causa todos os acordos entre a UE e a Suíça, é acusada de estar a pressionar a decisão de um país soberano.

As crises provocam estas irracionalidades extremas. Um continente (e um país) onde as taxas de natalidade são um desastre total, tem de abrir fronteiras e não fechá-las. A Europa, fechada sobre si própria, a Europa fortaleza é, além de um contrassenso, uma desumanidade. Já do Império Romano se dizia que uma das causas para o seu declínio e queda foi querer ter sido um espaço demasiado rico rodeado por famintos. É certo que a Suíça, no meio da Europa, sem pertencer à UE, rodeada de montanhas, tem facilidade de preservar-se. Mas acontece que a Suíça faz parte do espaço Schengen. Todos os dias entre Mulhouse (França) e Basileia (Suiça) atravessam a fronteira milhares de pessoas (o aeroporto, do lado francês, é comum às duas cidades). A decisão Suíça tem como consequência o abandono de Schengen e o seu progressivo isolamento. Ao colocar restrições aos europeus da União, a Suiça está no fundo a dizer que não quer marroquinos, cabo-verdianos, turcos, chineses e outros cidadãos não europeus que entraram no espaço Schengen. É xenofobia! Não tem outro nome nem pode ser tratado de outra maneira.

Mais, os suíços, bem como aqueles que pensam que este é um modelo a seguir, cedo descobrirão que vivem em países que, sem imigrantes, demoram pouco tempo a perecer.

Se há coisa que pessoalmente me revolta é ainda não haver mais liberdade de circulação entre todos os povos do mundo (e nomeadamente entre os da CPLP). Quando vejo a tendência contrária a ser vitoriada fico com a certeza que a nossa crise, longe de ser apenas financeira, é sobretudo moral.

Twitter:@HenriquMonteirohttps://twitter.com/HenriquMonteiro                                  


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-xenofobia-suica=f855243#ixzz2t3jaKkcS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog