sábado, 24 de julho de 2010

VIII Conferência de Chefes de estados e de Governos de Língua Portuguesa


Na foto a frente o Presidente de Portugal, Sr. Cavaco Silva e o Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, ao lado o Ministro José Sócrates
A VIII Conferência de Chefe de estados e de governos de Língua Portuguesa, aconteceu ontem em Luanda, tendo sido eleito na CPLP - Comissão dos Países de Lingua Portuguesa, a sua excelência o Sr. José Eduardo dos Santos, engenheiro e MD. Presidente de Angola, deixando Portugal de ser a sede do CPLP. O presidente angolano ficará na organização por 2 dois anos.
Foi nesta oportunidade reeleito para a secretaria executiva o também engenheiro Domingo Sina Pereira MD. Presidente da Guiné Bissau.
O tema da Conferência foi "Solidariedade na Diversidade no espaço da CPLP", o que permitiu a adoção de uma declaração de reconhecimento e reafirmação de todos os fatores de enriquecimento da Comunidade, referente ao compromisso do diálogo intercultural entre os povos de língua porutguesa. Entre os diversos assuntos discutidos ressaltamos a disposição e cumprimentos sobre salvaguadar o patrimônio Cultural e Imaterial, conforme a Convenção da Unesco sobre a proteção e promoção da Diversidade das expressões culturais.
Durante o encontro Angola passou a Palop para Moçambique. Ou seja a Palop é a entidade de Povos Africanos de Lingua Portuguesa, o fato ocorreu no final da reunião. Ainda os chefes de estados presentes condenaram os atos de terrorismo de Kampala, e apelaram para o Conselho de Segurança da ONU, pra trabalhe em apoio aos esforços da União Africana na Somália e no governo de transição neste País.
Assinaram o documento os presidentes José Eduardo dos Santos - Angola, Pedro Pires - Cabo Verde, Malam Bacai Sanha da Guiné Bissau, Armando Guebusa de Moçambique e Fradique Meneses de S. Tomé e Principe.
Manoel Messias Pereira
professor de História
poeta
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog