terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Filme Reflexivo - Kangamba - flme de Rogelio Paris

Filme cubano «Kangamba» após «Cuito Canavele»
 Fonte: Apostolado
A contrário do triunfalismo que costuma propagandear Luanda, a Cúpula cubana mantém uma avaliação negativa da famosa batalha de Cuito Canavale, culpando a então assessoria soviética.

Segundo o diário estatal Granma, o presidente cubano, Raúl Castro, anunciou a realização de um novo filme sobre a guerra em Angola, dois meses depois de outra película sobre o mesmo conflito, "Kangamba".

O anúncio foi feito em Caracas, no decorrer do encontro que Castro manteve na embaixada de Cuba com diplomatas e cooperantes, escreve o Granma, que cita uma nota daquela representação diplomática.

A referência ao filme veio a propósito do trabalho que os cooperantes cubanos levam presentemente a cabo na Venezuela, com Raúl Castro a recordar as "missões internacionalistas em Angola e noutros países" e inquirindo-os se tinham visto "Kangamba.

O filme, do cineasta cubano Rogelio Paris, estreou em Outubro passado, em 288 salas espalhadas por todo o país, e baseia-se nos combates registados em 1983, envolvendo tropas angolanas e cubanas contras as forças anti-governamentais da UNITA, apoiadas pela África do Sul.

Na sequência da saída de Portugal de Angola, os três movimentos nacionalistas angolanos, MPLA, FNLA e UNITA, envolveram-se numa sangrenta guerra civil, que ditou a expulsão da capital, Luanda, da FNLA e da UNITA.

O MPLA, apoiado por dezenas de milhares de combatentes cubanos, enfrentou depois uma prolongada guerra movida pela UNITA, que contou com apoio sul-africano e que passou por violentos confrontos, designadamente os ocorridos no Cuito Cuanavale, província do Cuando-Cubango.

Num texto publicado no Granma, no passado dia 30 de Setembro, o líder cubano Fidel Castro considerou que "o drama" da batalha de Cuito Cuanavale, quatro anos depois da de Cangamba, resultou do que considerou uma "estratégia soviética errada".
Boa Sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog