terça-feira, 4 de junho de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 4 de junho

Pierre Joseph Proudhon

Em 4 de junho de 1852 - Pierre Joseph Proudhon um dos trinta opositores à Constituição Francesa, saia da prisão. Ele que fora detido em 7 de junho de 1849 em Sante Pelagie, saiu em 4 de junho de 1852, enquanto esteve encarcerado escreveu "Confessions d'um revoluionnaire, Lídée générale de La Revolution au XIX siecle e La Philosophie du Progrès"
João Cândido Felisberto


Elis Regina de João Bosco
e a justa homenagem a João Cândido Felisberto
Em 4 de junho de 1880 - Nasceu João Cândido Felisberto, o "Almirante Negro", que em 1910 influenciado por movimentos de insurreição de marinheiros na Inglaterra e Rússia (Encoraçados do Potenkim) que exigiam melhores condições de trabalho, João Cândido liderou no Brasil a Revolta da Chibata. Na qual lutava pelo fim da hedionda prática das chibatadas nos marinheiros aplicadas pelos oficiais e que legalmente estava abolida por lei 20 anos antes.
Oduvaldo Viana Filho
o Vianinha

peça de Vianinha
Em 4 de junho de 1936 - Nasceu Oduvaldo Viana Filho, teatrólogo ligado ao PCB, e que faleceu aos 36 anos de vida.
Jorge Manuel de Abreu Palma

Em 4 de junho de 1950 - Nasceu o compositor português Jorge Manuel de Abreu Palma

Angela Davis


Em 4 de junho de 1972 -  Movimento de Solidariedade Mundial liberta a ativista do Movimento negro norte americano Ângela Davis
Em 4 de junho de 1977 - Encontro Nacional dos Estudantes -UNE, foi reprimido em Belo Horizonte e 800 jovens são presos.
Em 4 de junho de 1982 - Teve início o Dia Internacional das Crianças Vítimas inocentes de Agressões, conforme Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas.
Em 4 de junho de 1989 - Eleições na Polônia, o Partido Comunista Polonês, teve sua derrota nas urnas, surgia o Solidaried, com apoio inclusive de Carol Woityla, que tornou-se mais tarde o papa João Paulo II.



Em 4 de junho de 1989 - Depois de acampados, na Praça da Paz Celestial na China, como conhecemos, estudantes universitários, intelectuais e trabalhadores que reivindicavam liberdade política, o governo chinês, resolveu fazer o desfecho enviando tropas com canho~es e tralhadoras, massacrando mais de 2000 pessoas.
Raul Indipwo

Em 4 de junho de 2006 - Faleceu Raul Indipwo, cantor e músico angolano

Em 4 de junho de 2011 - Aconteceu o 2.Encontro do Anima ou seja de Marionetes em Portugal em Évora.
Em 4 de junho de 2012 - A Comissão de Direitos Humanos e Minorias - CDHM realizou uma audiência pública no Quilombo Rio dos Macacos, localizada em Simões Filho-BA, para acampar o conflito territorial instalado com a Marinha do Brasil e apurar as constantes denúncias de violações de direitos humanos contra esses povos quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog