domingo, 2 de junho de 2013

Rosa Maria Martelo vence Prêmio de Ensaio Eduardo Prado Coelho


Rosa Maria Martelo

VALE DO AVE


autor
Redacção

A escritora Rosa Maria Martelo é a vencedora do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE). O prémio, no valor de 7.500 euros, foi atribuído ao livro 'O Cinema da Poesia'. De acordo com a APE a deliberação do júri, constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira, foi 'unânime'.

O prémio, instituído 2010, distingue, anualmente, uma obra de ensaio literário, publicada em livro.
“Trata-se de um gesto de homenagem ao grande ensaísta Eduardo Prado Coelho, falecido em 2007, que doou ao nosso município o seu espólio bibliográfico de 12.500 títulos que está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco”, explica a propósito o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa.

A data da cerimónia de entrega do prémio será divulgada oportunamente.

Rosa Maria Martelo é professora na Faculdade de Letras da Universidade do Port

 o e Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Segundo informação que consta do seu portal, este instituto tem como domínios de investigação principais a Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, as Poéticas dos Séculos XIX, XX e XXI e a Literatura Comparada.

Rosa Maria Martelo é autora, entre outros, de 'Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia', 'Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea' e de 'A Porta de Duchamp', além de colaboradora de diversas publicações, nomeadamente Relâmpago, Colóquio-Letras, Santa Barbara Portuguese Studies, Diacrítica, Cadernos de Literatura Comparada, Rivisti di Studi Portoghesi e Brasiliani e Scripta.

Refira-se que o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho já distinguiu Manuel Gusmão, pela obra 'Tatuagem Palimpsesto - Da poesia em alguns poetas e poemas', e Vítor Aguiar, pelo ensaio 'Jorge de Sena e Camões - Trinta anos de amor e melancolia'.


*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Vila Nova de Famalicão ***



TERMO DE RESPONSABILIDADEPRIVACIDADEOPINIÃOSOBRE O CORREIO DO MINHOCONTACTOSPUBLICITE CONNOSCOFICHA TÉCNICA
2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog