domingo, 25 de agosto de 2013

Feira Literária em Uberlândia para 2014

cidade de Uberlândia - MG


Feira Literária é discutida e Uberlândia pode receber evento em maio de 2014
Pablo Pacheco Repórter


Uberlândia deve ganhar, em maio de 2014, um evento voltado à promoção da literatura, a exemplo de projetos já consolidados em outras cidades brasileiras, como Ribeirão Preto (SP) e Paraty (RJ). O “Encontro Literário de Uberlândia” deve acontecer durante seis dias e ter um investimento na casa de R$ 1 milhão a ser captado por meio de patrocínios e leis de incentivo à cultura.

Em reunião ocorrida na quinta-feira (8), na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) foram os dois exemplos de eventos que podem inspirar o projeto na cidade.


Imagem de um dos pontos de encontro da Festa Internacional Literária de Paraty (Flip), um dos modelos que inspiram projeto a ser implantado em Uberlândia
Segundo Carlos Guimarães Coelho, assessor da SMC, os escritores, produtores culturais, professores e empresários que participaram da reunião podem contribuir na formatação do encontro uberlandense. “O Encontro Literário é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que tem a ganhar com as ideias dos apreciadores da literatura”, afirmou.

A professora de Literatura Rossana Abbiati Spacek participou da reunião de quinta-feira. Segundo ela, o envolvimento dos leitores deve ser um foco principal para os organizadores de um evento desse porte. “O leitor tem que se sentir acolhido pelo Encontro Literário, que deve criar em crianças e adultos a vontade de escrever e de conversar com os escritores presentes ao evento”, disse a professora.

Gilberto Neves, secretário municipal de Cultura, disse que a feira literária deve promover escritores locais. “Traremos estrelas da literatura, mas as atrações externas são para consolidar um mercado consistente em Uberlândia. O importante é a atuação dos escritores uberlandenses na formatação e na curadoria do encontro”, afirmou Neves.

LAÇOS

Para o empresário Humberto Paes Leme, é necessário estreitar laços com o mercado editorial brasileiro para viabilizar o Encontro Literário de Uberlândia e garantir a presença de importantes livrarias e editoras durante o evento. Durante a reunião de quinta-feira (8), Leme afirmou que o encontro deve custar R$ 960 mil a serem captados com patrocínios e via leis de incentivo cultural e reunir cerca de 120 editoras nos seis dias previstos para a realização em diversos pontos da cidade. “O projeto do encontro literário tem sido pensado há três anos”, afirmou.

Nota do Diario de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog