quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Professor


Ter um professor valorizado, é ter o respeito por quem toda a vida pode instruir, dar um pouco de sua vida, pra ensina e aprender, num compartilhamento social entre seres humanos.
A vida toda o professor pensa a escola, o aluno, pensa a família e tenta transmitir, os seus conhecimentos aliados a sua experiência de vida.
O mundo deve ao professor o respeito, a ternura do saber. Mas atualmente os governos tem estabelecidos patamares de desrespeitos, de inoperancia governamental quando trata-se deste profissional. Ou muitas vezes não é isto há em curso uma idéia de que a educação é feita através de uma competitividade, que não tem os olhos humanistas. E toda essa fala contrapõe os livros como aConstituição da TRepublica Federativa do Brasil, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, a Declaração dos Direitos e Adolescentes, dos Parâmentros curriculares.
Sabemos que a escola é onde há um encontrero de direitos, sejam dos professores dos gestores, dos alunos, dos pais dos alunos e educação é e deve ser feita com a participação de todos e evidentemente com as contradições disto tudo estabelecido. E esse conjunto de coisa é que temos que entender como viável, e natural.
Não é possivel estabelecermos o fium do brilho do sol, pois é ele que rompe com a escuridão. Não é possivel aprisionar os ventos, a ventania existirá naturalmente. Assinm como temos certeza que o governo passará, esse maldito Partido que diz que governa mas desgoverna, passará,. . . o professor sempre existiraá a procura do romper com o segredo do não saber, do estabelecer um olhar sociológico em que a educação, prezará o acumulo de conhecimento, a formatação de uma sociedade madura e consciente de seu papel.
A idéia de que devemos passar na escola a ideologia do Estado, deve ser um diua acabar. Assim como espero o Estado, possa ser apenas cinzas. E jazz.

Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog