quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um dia na história

Em 29 de outubro de 1901, morria na cadeira elétrica Leon Franck Czolgosz, militante anarquista de origem polonesa, que no combate ao capitalismo até as últimas consequências acabou por assassinar o presidente estadunidense Willian Mckinkley.
Em 29 de outubro de 1941 nascia um dos maiores escritores de Angola, na região de Benguela, trata-se de Arthur Carlos Mauricio Pestana dos Santos, mais conhecido como Pepetela.

Em 29 de outubro de 1945, as Forças armadas irmanadas, retiraram do poder o Presidente Getúlio Vargas, que foi substituido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal Dr. José Linhares.



A poetisa Ana Cristina Cesar, suicidou-seaos 31 anos, mergulhando no espaço vazio, após saltar do 10 andar do apartamento de seu pai em Copacabana.
Ausência
Por muito tempo achei ausência é falta
E lastimava, ignorante, a falta
Hoje não lastimo.
Não há falta na ausência.
Ausência éestar em mim.
E sinto-a tão pegada, aconchegada nos meus braços
Que rio, danço e invento exclamações alegres,
Porque a ausência, esta ausência assimilada,
Ninguém a rouba mais de mim.
(Carlos Drumond de Andrade -Com o pensamento em Ana Cristina)


Um comentário:

  1. Boa tarde, professor!
    É uma alegria encontrá-lo por aqui!
    Fui uma aluna sua, das aulas de história no Genarão e das conversas dentro do ônibus circular entre Rio Preto e Mirassol...
    Das suas aulas de história, guardei, principalmente, os trechos de um poema que, se não me falha a memória, é de um poeta chamado Landê Owala e se chama "1964". Esquecida a métrica, ele é mais ou menos assim:

    "Parece que vai chover
    e eu ainda não musiquei o poema em que digo 'te amo'
    se cobrirem de cinza as nossas vidas,
    eu jamais farei a tal canção
    em tempos fechados de chuva,
    só declaro amor ao sol
    em tempos fechados de chuva,
    preciso convencer-me
    e aos outros
    de que o sol existe" (...)

    Grande poesias na aulas de história!
    Das conversas no ônibus, guardo a lembrança de um homem simples e sábio. Um grande homem, um grande professor.

    Abraço!

    Mariana M. Specian

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog