domingo, 25 de outubro de 2009

A Revolução de Outubro e Seu Significado


Em fevereiro de 1917, os bolcheviques consideravam a revolução democrático-burguesa não como o final do caminho percorrido, mas o começo da luta para a Revolução Socialista.

Desde os primeiros dias da Revolução de fevereiro, os bolcheviques com Lenin a frente, impuseram-se a tarefa de preparar as massas para a revolução socialista.Explicavam aos operários, camponeses e soldados que era preciso não se deter no começo, mas levar a idéia da revolução até o fim, derrubar a burguesia e entregar o poder aos sovietes.

Em 25 de outubro (7 de novembro pelo novo calendário), sob a direção dos bolcheviques, a classe operária na Rússia, em aliança com os camponeses pobres e apoiadas pelos soldados e marinheiros, derrubou o poder da burguesia e instaurou um novo tipo de Estado sob o olhar dos trabalhadores. E assim nasceu a Ditadura do Proletariado. E começou uma nova era na história da humanidade.


A Paz


No dia seguinte ao triunfo da Revolução Socialista, o governo soviético dirigiu-se a todos os povos e governos das poteências em guerra com a proposta de iniciar imediatamente as negociações para estabelecer uma Paz justa, democrática. A paz era imprescindível: precisavam de uma trégua para consolidar o novo poder.

Os países da Tríplice Entente rechaçaram a proposta para entabular negociações de paz. Os imperialistas alemães em troca aceitaram iniciá-las. Assim em dezembro na cidade de Brest Listovcsk foram iniciadas as negociações. Os alemães reclamaram a demarcação da fronteira passando pela linha de frente. Isto significa que toda a Polônia, a Lituânia, a Curlândia e parte de Bielo-Russia e da Volínia deveriam passar ao poder da Alemanha. A situação em que achava o governo soviético era muito dificil: o antigo abandonava a frente por auto-determinação; a contra-revolução começava a levantar a cabeça e a organizar-se. Faltava uma força militar capaz de impor aos imperialistas alemães uma Paz Justa. Lenin chegou a considerar que a melhor proposta era aceitar o que propunha os alemães.

Trotsky e Buckarin, colaborando de fato com os alemães, lançaram furiosos ataques contra Lenin. Exigindo o rompimento das negociações com os alemães e continuando na guerra, embora sabendo que não tinham exercito para isto. E os alemães esperando um pretexto pra continuar as hostilidades. E o tal pretexto foi dado por Trotsky, ao violar as instruções dadas por Lenin, conducentes à assinatura do tratado de Paz. Em 10 de fevereiro de 1818, Trotsky declarou aos alemães em brest-Listovisk que o governo soviético considerava a guerra terminada, e por isto procederia à desmobilização de seu exército, mas que negava-se a firmar as condições de paz propostas por eles. era os que os alemães desejavam. E assim os alemães puderam violar o armistício e empreenderam um avanço ao longo de toda frente. Em Pskov em 23 de fevereiro, e em Narva, os primeiros contingentes do jovem Exercito Vermelho, numa demonstração de patriotismo, rechaçaram as hordas alemãs e detiveram o seu avanço sobre Petrogrado. E por isto que até hoje o Dia 23 de fevereiro é declarado o dia do nascimento do Exercito Vermelho. E assim robusteceu e cresceu cada vez mais na luta contra os intervencionistas estrangeiros.

Em vista desta derrota os alemães aceitaram a proposta soviética de reiniciar a proposta de paz. E assim em março de 1918, em Brest Listovsky, foi assinado o Tratado de Paz. E em virtude deste tratado foi imposto a nação soviética a separação do seu território do da Polônia, da Lituânia, Bielo -Russia e das províncias do Báltico e, na Transcaucásia, de Kars e das províncias de Ardagan e de Batumi. Estas últimas passaram aos mãos dos turcos. A Rússia Soviética obrigava-se a pagar à Alemanha a soma de três milhões de rublos-ouro a título de indenização e, além disso, outorgava-lhe uma série de privilégios econômicos. Além de Trotsky e de Buckarin, na prática a serviço dos alemães atuavam também os nacionalistas burgueses ucranianos. Lenin considerava que a paz imposta aos soviéticos, pelos imperialistas alemães, era dura, porém exortava o Partido e o povo a ter valor. Que aquela Paz era uma trégua devia ser aproveitava com habilidade e decisão com o objetivo de organizar a retaguarda, fortalecer o Exercito Vermelho e prepara pra explusão dos invasores do solo pátrio.


As violações Alemas


Não satisfeitos com os territorios tomados da Rússia, os alemães violaram descaradamente o tratado de Brest-Listovisk e invadiram o País dos soviéticos, apoderando-se da Criméia,, indo até as províncias do Don, do Caucáso Setentrional, até o petróleo de Baku e a Transcaúsia. Os alemães faziam o possível e impossível pra isolar, quebrar e afundar o País Soviético. Separaram a Ucrânia da Rússia Soviética, é certo que baseado num tratado com a Rada ucraniana dos guardas brancos e começaram a saquear e oprimir o povo ucraniano proibindo de manter conto com o povo soviético.Os alemães apoderaram -se do trigo dos camponeses e cometiam toda a sorte de vexame contra a população sovietica.

Foi organizada uma guerilha contra os invasores alemães, os camponeses resistiram com armas nas mãos, os ferroviários entraram em greve,e dificultaram os alemães a prosseguirem os saques. As tropas alemães foram passando por uma decomposição.

O triunfo dos soviéticos provocou comoção entre as massas trabalhadoras do mundo inteiro. Sabemos que em Berlim quinhentos mil operários pararam em homenagem aos soviéticos, e assim seguiram-se outras cidades alemãs, na França paralisaram cinquenta mil operários, assim com na Austria, e na Inglaterra. e isto provavelmente contribuiu pra as tais democracias burguesas do mundo a colocar a Rússia no isolamento sanitário.

Vale destacar que a derrota militar capitalista deve-se entre outros fatores a idéia e o temor que os soldados franceses, ingleses e outros pudessem voltar aos seus países de origem influenciados pelo bochevismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog