domingo, 5 de julho de 2009


O Poeta Cruz e Souza, é comnsiderado o maior poeta simbolista da língua portuguesa,nascido em Santas Catarina, viveu e faleceu no Rio de Janeiro, tendo dificuldades financeiras e sofrendo todo o processo de discriminação.
O sociólogo Roger Bastides, dizia "Se há uma poesia essencialmente nórdica, essa será exatamente a poesia simbolista. É necessário procurar as suas origens no lied alemão e sobretudo na poesia inglesa. Em França, onde o Simbolismo assumiu a forma mais sistemática, seus adeptos se encontram entre os poetas do Norte e nunca conseguiu agrado do Sul, a tal ponto que perguntam de, de boa fé se os povos do Sul não eram refratários ao gênio poético. O único discípulo meridional de Mallarmé foi Paul Valéry, que só se tornou original quebrando, ao longo silêncio o feitiço do simbolismo"
O simbolismo de Cruz e Souza não se explica pelo meio. O simbolismo aliás não se vingou no Brasil, e o autor de Missal ficou aqui quase que como o único representante dessa escola. E esse simbolismo alguns pesquisadores dizem que o poeta deseja ocultar sua origem e de passar em espirito a linha da cor.. È preciso ser lembrado nas Escolas do Brasil, e nos vestibulares afinal pra que serve a Lei 10639?

Poesia de Cruz e Souza

Dormindo. . .

Pálida, bela, escultural, cloródica
sobre o di´~a suavissimo deitada,
ela lembrava - a pálpebrra cerrada -
uma ilusão esplendida sde ótica

A peregrina carnação das formas,
- o sensual e límpido contorno,
tinham esse quê de avérnico e de morno,
davam a Zola as mais corretas normas!. . .

Ela dormia como Venus casta
e a negra coma aveludada e basta
lhe resvalava sobre o doce flanco. . .

Enquanto o luar - pela janela aberta -
como uma vaga exclamação - incerta -
entrava a flux - cascateado - branco !! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog