quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Peregrinação em Meca

Começou neste dia 26 de novembro de 2009 a peregrinação muçulmana a Meca, na Arábia Saudita e reunem centena de milhares de fiéis, em mio a uma forte medida de segurança, devido o risco de concentrações humanas e da propagação do virus da gripe A/H1N1.

Os peregrinos vestidos de túnicas brancas percorrem dezenas de kilometros que separa a primeira cidade sagrada do Islão do Vale de Minas, onde passam a noite.
Segundo as fontes oficiais 1,6 milhões de pessoas estrangeiras, já tiveram o visto de entrada para a peregrinação. Mais de 100 mil agentes serão responsáveis pela segurança. E no setor médico a um total de 20 mil funcionários do setor médico.

Essa é a foto do Monte da Misericôrdia, em Arafat, onde os peregrinos devem passar a noite em barracas resistentes ao fogo, instaladas pelas autoridades sauditas.Aqui será o ápice da peregrinação.
A história registra que na Arábia fracionada politicamente e adoradora de centenas de ídolos, surgiria uma religião que, a um só tempo, proporsionaria a unidade política e a unidade religiosa.
E o grande profeta disto foi Mohammed que popularmente chamam de Maomé, e pouco sabem de sua vida, mas ele nasceu em 570 em Meca. Seu pai pertencia a um dos mais pobres clãs da tribo dos coraixitas, a principal de Meca. Os primeiros anos de vida passou no deserto, entregue a uma ama. Quando sua mãe morre herda apenas uma escrava, alguns carneiros e cinco camelos.Foi criado pelos tios e avôs maternos.
Com vinte anos emprega-se como caravaneiro de Khadidja, rica viuva e dez anos mais velha que ele. Tiveram uma filha Fátima.
Num dia numa reflexão teve uma visão, de um ajno Gabriel, e dai passou a fazer suas pregações monoteista, o que confrontava com o politeismo vigente na Arábia até então. E os próprios coraxiitas passaram a perseguição de Maomé e seus seguidores.
Em 622, tentaram matar Mahommed, seus seguidores e o profeta fogem para Yathrib, principal rival de Meca, situada na rota setentrional das caravanas.Em fuga ocorrida em 622, é o marco inicial do calendário muçulmano, sendo conhecida como Hégira (partida).
Aproveitando uma luta entre as duas poderosas familias da cidade e explorando as rivalidades entre Yathrib e Meca, Maomé difundiu a sua doutrina. Em pouco tempo estabeleceu como governador da cidade. O próprio nome do centro da cidade foi mudado para Medina (cdade do profeta). Como os judeus de Medina rejeitaram a sua liderança, procurou apoio nos beduínos. Difundiu entre eles a nova fé, e surgiu disto uma guerra santa.
E triunfal, fortalecido Maomé entra em Meca em 630. Seus principais inimigos foram mortos e a Caaba foi invadida. destruiram todos os ídolos, mantendo apenas a Pedra Negra que passaria a símbolizar o Deus unico "ALÁ" E assim Meca transformou-se no centro religioso da crença monoteista islâmica.
Em 632, Mahommed morreu, deixando inteiramente difundida sua doutrina religiosa. Ao mesmo tempo, a região, que era um aglomerado de tribos e clãs dispersos, teve a sua unificação política realizada através da própria unificação religiosa.
Manoel Messias Pereira
professor de História



Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog