domingo, 29 de novembro de 2009

Oriente Médio - Israel

Veja o Mapa de Israel e analise. O seu espaço geopolítico. Trazer a tona informações sobre o Oriente Médio é bastante complexo, pois sabemos que após a Segunda Guerra Mundial, portanto em 1948, a ONU criou o estado de Israel. E vale lembrar que inumeros foram os corpos destruidos, queimados e colocados em Câmara de ga, por Hitler, e até hoje comenta-se do holocausto que dezimaram os judeus no mundo.
A história remete-nos, no sonho do Lar Judeu de 1841, em que o povo que dispersou-se no mundo necessitava de um território, de uma referência.
E na véspera da Segunda Guerra outro fato chama a atenção, o controle sobre o recurso estratégico chamado petróleo. E certos setores nacionalistas - árabes e judeus - aceitavam até mesmo aliar-se aos fascistas italiano Benito Mussolini ou a Adolfo Hitler para realizar-se os seus objetivos. A Inglaterra teria que passar por esse mesmo processo como escreve o escritor e jornalista Jayme Brener "revolução dentro dos intestinos", que dezimara o Império Otomano na Primeira Guerra.
Havia até mesmo a defesa de uma aliança entre o nacionalismo árabe e Hitler, como foi o caso do lider Hadja-Amim el Husseini. E Hitler chegou a criar em suas tropas uma divisão muçulmana em suas tropas especiais, as SS. Em 1941, um golpe de Estado pró-nazista derrubou o governo iraquiano levando a Inglaterra a intervir na região. No mesmo ano as tropas inglesas e soviéticas ocuparam o Irã. E a extrema direita judaica montava uma escola de navegação em Civitavecchia, na Italia, com apoio de Mussolini. estes fatos são elementos de reflexão pra entender o que aconteceu ao longo da história sem qualquer objetivo maiores de criar interpretações ou teorias ideológicas.

Mapa do Oriente Médio
A partir de 1948, nasceu o Estado de Israel, com o retorno dos judeus ao território de onde haviam sido explusos, quase 2 mil anos antes.Sua criação gerou uma intricada disputa territorial, objeto de complexas negociações, envolvendo palestinos e israelenses.
Lá nasceu Jerusalém, o maior símbolo de um ambiente sagrado, pelas tres religiões, os cristãos,os judeus e os muçulmanos.
Israel teve ajuda financeira dos Estados Unidos da América, dos judeus da diáspora, e com uma população de elevado nível educacional, apresenta uma economia desenvolvida e com tecnologias avançadas.Conta com industria de informáticas de ultima geração e industria de material bélicos .


Um olhar sobre a cidade sagrada.




Israel foi formada por judeus vindo de todas as partes do mundo. Além de árabes, e minorias como os drussos e os beduinos, a sociedade isrelense é bastante fragmentada. A população se divide entre religiosos e laicos, conservadores direitistas e centro-esquerdistas.
Tem um parlamento com muitos grupos políticos e o poder desproporcional dos pequenos partidos. Nos últimos tempos o crescimento dos partidos religiosos em especial o ultra ortodoxo sefaradina Shas, é o fator mais importante na mudança no equilíbrio de poder partilhado entre os conservadores do Likud e os Centro esquerdas do Partido Trabalhista de Israel.
O governo Israelense está bem envolvido em todas as ações militares, do Oriente Médio, como a Guerra Árabe -Israelense, em Camp David, na Nova Intifada, na Reocupações, no Mura fronteiriço, no Ataques da Faixa de Gaza.
É preciso ter uma nova consciencia de Paz. Mas quem tem arma tem um bom Natal. E a industria de material bélico e de alto faturamento. Ninguem compra bombas ou armas pra festejar as festas religiosas, mas pra matar os seus irmãos e isto é muito humano.
Manoel Messias Pereira
Professor



9 comentários:

  1. Tenho fotos que comprovam massacre de Israel contra palestinos em escola... Israel não respeita acordos da ONU e espremi palestinos em pequenos territórios. São muitos os crimes dos judeus em nossa época e esse lance de holocausto, falam de milhões e esse número é distorcido, nao tem como ter tanta gente nos campos de concentração. Havia ainda ciganos, soviéticos e ouras etnias. As maiores vítimas da 2 guerra foram os soviéticos...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Yuri Almeida, tem certeza que é professor? Vamos estudar mais...

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem,

    Sugiro leitura do artigo em meu blog - Refugiados palestinos!Insoluvel?

    samuca-borges.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vida Longa a Israel, Para que assim se cumpra sobre eles as Profecias e a Palavra de Deus será mais ima vez confirmada!

    ResponderExcluir
  5. israel e seu massacre "comprando" e retirando o povo palestino de sua terra natal ...
    assistam o filme palestina.. esqueci o nome do diretor mas posso postar o nome dele depois..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. o fato de israel tbm ter sofrido perseguições históricas verdadeiras, talvez não 100% dela... porem o cinema de Hollywood, judaico, fez bem, muito bem sua propaganda de marketing, sofrido e perseguido ... NÃO DA O DIREITO DE fazer com os palestinos o que fazem desde 1945....

      Excluir
  6. O MELHOR MARKETING É FEITO COM A MARCA DAS ARMAS UTILIZADAS PARA MASSACRAR POVO PALESTINO, ISRAELENSE E OUTROS QUE TENTAM SOBREVEIVER A DISPUTA PELO PETRÓLEO, CANAL DE SUEZ E FORÇA SAGRADA DE JERUSALÉM. NADA É DECIDIDO EM JERUSALÉM APENAS A SOMA E REGISTRO DAS DESGRAÇAS ORGANIZADAS PELAS POTÊNCIAS : ESTADOS UNIDOS , EX-UNIÃO SOVÉITICA, INGLATERRA, FRANÇA E ONU. A PAZ NÃO SE COMPRA, INFELIZMENTE É CONSTRUÍDA DEPOIS DE MUITOS CONFLITOS, GUERRAS, ATÉ QUE UM DIA CHEGA A VOZ DA UNIÃO A FAVOR DO AMOR AO PRÓXIMO SEM ÓDIO, TALVEZ.
    INFELIZMENTE A FORÇA DO ÓDIO PREDOMINA E RENDE, ENQUANTO TIVER MRECADO LEGAL DAS ARMAS, TORNA -SE UM COMÉRCIO PROMISSOR.
    UM " LITTEL BOY " RESOLVE E QUEM SOBRAR PODERÁ RESSURGIR DAS CINZAS EM PAZ E FOME PELA VIDA.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog