domingo, 15 de novembro de 2009

A República Brasileira

Fim do Império e incio da República

Lider do Movimento Republicano - Quintino Bocaiuva
Proclamador da República Mal Deodoro da Fonseca


Na origem a palavra república vem do latim, res=coisa pública=do povo. Portanto significa governo do povo. Em entre outras palavras do bem comum.


120 anos de República



As idéias reublicanas estiveram presente no Brasil, desde os tempos coloniais, e podemos ver isto durante a Guerra dos Mascates quando o aristocrata Bernardo Viera de Mello propós transformar Pernambuco numa República semelhante a de Veneza. Ou quando os Conjurados Baianos de 1798, do médico Cipriano Barata, dos soldados Gonzaguinha das Virges e Lucas Dantas, e dos alfaiates João de Deus e Manuel Faustino , que pretendia fazer de sua provincia uma República Bahinense. Ou lembramos Frei Caneca que afirmava em 1824 que o Brasil tinha proporção pra formar um Estado Federativo.E até mesmo na Inconfidencia Mineira, que discutia a independência e ja falava-se, numa república liberal e livre.


Um momento pra fazer reflexão sobre a nossa república



Mas todo este ideário brasileiro foi sufocado, e quem governava o Brasil, a metrópole portuguesa no período do Pacto colonial, e mesmo depois com o fim do mesmo quando a família real foge para o Brasil e vai fazer mais tarde a elevação do Brasil a Reino Unido de Brasil Portugal e Algavares, temos os portugueses com a rédea e comandando a idéia de uma monarquia. E mesmo após a proclamação da Independência por D. Pedro I, observamos que ele trabalha com os trs poderes, distintos, independentes mas não tão harmonioso assim, e cria para tanto o Poder Moderador na qual ele insere, com a sua maestria, ou violência de usual de seus poderes.


Aqui continuação Centralizados enquanto que a América espanhola esfarelou-se em Independencia



Durante o 2.o Império mais ou menos por volta de 1868, inicia-se uma grave crise no sistema monárquico, que vai desaguar na República de 1889. e essa crise começa com a diversificação social com a estruturação da nova aristocracia no Oeste Paulista, que são os plantadores de café e que almejava uma política favorável a imigração, os novos industriais que começavam a surgir timidamente desejam uma política protecionista e nem sempre aprovada pelos agricultores tradicionais. Além de uma camada urbana que já falava em participação política. As estruturas urbanas já apresentavam algumas casas de créditos e ferrovias. Além do mais o Brasil era a única monarquia de toda a América Latina.


D. Pedro II, levou terras do Brasil para que ele pudesse morrer e acochegando a cabeças nesta terra.



Em 1870 foi publicado o Manifesto Repúblicano, que pregava a idéia de homens livres submetidos aos interesses da nossa pátria, e entre esses repúblicanos tinhamos Quintino Bocaiuva, Saldanha Marinho, Rangel Pestana, Aristides Lobo. E estes repúblicanos não foram considerados cabeças minoritárias dentro do Brasil. Em 1873 Américo Brasiliense, organizou o Partido Republicano Paulista PRP e Reuniram-se na Convenção de Itú, pra tratar do assunto. Outros fatores foi a Questão militar, em que a idéia de um governo forte incorruptível aproximava os militares do Movimento Repúblicano. Uma vez que parte ou a grande maioria de nossos repúblicanos defendiam uma República ditatorial, fundamentada no Positivismo que é uma doutrina criada pelo francês August Comte, (o mesmo responsável pela frase de nossa bandeira)e segundo o positivismo toda a atividade filosófica e científica deve efetuar-se somente por análise dos fatos verificados pela experiência. E essa era a base do método de uma nova ciência social a sociologia.Outro ponto foi a Questão religiosa, em que a Igreja Católica tinham inumeros privilégios, alguns religiosos aproximavam da maçonaria, em 1864 o Papa Pio IX através de sua Bula Syllabus, proibio católicos de participarem da Maçonaria. Essa ordem por aqui ficou decidido que não seria acatada, porem os bispos de Olinda e Belém resolvem adotar as determinações papais, ordenando a expulsão de todos os maçons das irmandades religiosas. O imperador interveio . e o clero passou a atacar o Império.






Com a ação governamental do Império, o Imperador passou a ser criticado, pelos seus atos e também pela froma de governo. Mas o imperador já velho doente viajou pra Europa pra recuperar a sua saude. Neste tempo veio a abolição da escravatura. Quintino Bocaiuva começou a pregar a instituição da república gradativamente. assim vários monarquicos começam também a discutir a possibilidade de fazer uma república e assim arquitetou-se um golpe com apoio de algumas unidades militares. E desta forma houve o Exercito e a Armada Nacional, decretou a deposição da dinastia imperial. e em 15 de novembro de 1889, assume o poder o Marechal Deodoro, tendo como vice o Mal Floriano Peixoto.






A Republica nasce com um olhar positivista, nesta terra não teve lideres pra fragmentar a ex-colonia portuguesa, pois os lideres citados no início deste texto todos foram assassinados pelo governo, e isto é que difere da terras coloniais espanholas em que cada líder local fez a independência e fragmentou-se em diversos países. De princípio tivemos um governo provisório, depois em 1891 foi elaborada uma Constituição em que Deodoro vai ser eleito, mas ele próprio vai dissolver o Congresso, considerado um desrespeito à Constituição. Daí temos a revolta Armada e mais tarde vai assumir o positivista Mal Deodoro Floriano, que vai fazer um governo chamado de a República da Espada. E depois destes dois militares, os fazendeiros voltam ao poder, numa grande festa que dura até 1930. Quando um novo golpe nasce com Getúlio.









Manoel Messias Pereira
Professor de História


professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog