sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Intentona Comunista




Chegando ao poder em 1930, Getúlio Vargas só sairia do poder em 1945. Nestes anos governou como chefe do Governo Provisório de 1930 a 1934, Presidente Constitucional de 1934 a 1937 e, ditador de 1937 a 1945, quando impós a Nação o estado Novo.




Vargas fez um governo típico do "Estado de Compromisso", na medida em que importantes concessões foram feitas para as classes médias e operárias.




Os primeiros anos foram confusos e com vários grupos pressionando o governo. e tal situação levou São Paulo a organizar a Revolta Constitucionalista em 1932, tentando fazer a oligarquia cafeeira voltar ao poder. E neste momento da história vamos ter a radicalização de direita (fascistóide) com os integralistas, que contaram com o apoio de amplo setores da classe média, de políticos conservadores(direita), da Igreja Católica e das Forças Armadas. E sob o lema " Deus , Patria e Família " pretendiam instalar o Estado integral, unipartidário, sob a liderança do chefe integralista e ditatorial. Ou seja o mini-Hitler no Brasil. Tinham as camisas verdes, e eram chamados de "galinhas Verdes", usavam o Sigma como símbolo e a saudação com a mão direita estendida e a frase "Anauê". e o lider era Plínio Salgado".




Por outro lado surgiam os comunistas, os socialistas, através da ANL -Aliança Nacional Libertadora, que tinha como presidente de honra o camarada Luís Carlos Prestes. Instalou-se oficialmente em 1934 sob a presidencia de Hercolino Cascardo (Oficial da Marinha que chefiara em 1925 a revolta da guarnição do couraçado São Paulo), assinando entre outros, a Ata de fundação, Trifino Correia, Abuar Bastos, Antonio Rolemberg, Bejamim Cabelo, João Cabanas, e Henrique Oeste.




Todavia a ANL, embora criada pelo Partido Comunista, surgia como resultante das necessidades da população brasileira, favoráveis objetivamente e subjetivamente a criação de um organismo de frente única popular. Enquanto o Partido falava da revolução camponesa e operária, a ANL era um organismo amplo das massas populares, de todas as classes, dos intelectuais, da classe média e do operáriado especificamente. A ANL propunha, Suspensão do pagamento da dívida imperialista do Brasil, em benefício do povo já tão explorado neste País; a Nacionalização imediata de todas as empresa imperialistas, por considerar arapucas em que trabalhavamos como escravos e os lucros iam para os magnatas estrangeiros e não deixavam investimentos no Brasil; Proteção aos pequenos e Medios proprietários e lavradores, uma reforma agraria consciente e responsáveis; Ampla liberdades populares; E a constituição de um governo popular em que o povo participaria, na medida de sua eficiência.




Vale informar que o povo já estava decepcionado com o resultado da "Revolução Liberal" de Getúlio. E neste espírito Luis Carlos Prestes ia obtendo a simpatia dos brasileiros. E é bom lembrar que Luis Carlos Prestes, adere ao marxismo não como marxista mas como lider popular.




Em 5 de julho de 1935, a ANL, lançou um Manifesto com a palavra de ordem "Todo o poder a ANL" e o governo brasileiro reagiu colocando a ANL, na ilegalidade. Uma Ala do PCB optou pela radicalidade e sulevaram tomando os quarteis de Pernambuco, no rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.




E neste dia 27 de Novembro de 1935 a edição de "A Manhã"(ANL) saia com a manchete "Prestes a frente da Insurreição armada no Rio de Janeiro" No Rio de Janeiro o movimento foi esmagado pelas forças governamental no 3. regimento de Infantaria(praia Vermelha) e na escola de Aviação Militar (Campo dos Afonsos)




Assim houve a derrota do da chamada Intetona Comunista, Luís Carlos prestes foi preso e a máquina ativista do PCB, desarticulada. Houve uma forte repressão e que serviu de pretexto pra Getulio decretar o Estado de Sítio, renovado até junho de 1937, ano em que estava prevista uma eleição, em que Armando Sales de Oliveira, Plinio Salgado e José Américo eram os candidatos oficiais.




Plano Cohen






O Governo dá o Golpe alegando que descobrira, que oscomunistas desejavam tomar o poder.era um plano da oligarquia da Direita, na qual Vargas buscou apoio dos militares, juntamene com integralistas. E isto ocorre em setembro de 1937 e dai em novembro a cartada final, manda fechar o Congresso, vem a extinção de todos os partidos e assim temos o Golpe do estado Novo. E em outras palavras o Plano Cohen foi forjado pelo Capitão Olimpio de Moura pra criar o clima para o Golpe do Estado Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog