quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assembléia das Mulheres Parlamentares da CPLP


Ministra Maria das Nesves
A jornada das mulheres parlamentares dos países de lingua portuguesa, reuniram -se em Santo Tomé, no dia de 16 de junho de 2010, e consideraram que as conquistas obtidas ao nível da igualdade do gênero constituem "fatores indispensáveis ao desenvolvimento humano e determinantes na integração mais justa das mulheres no mundo do trabalho".
As representantes das mulheres parlamentares foram recebidas em audiência pelo Primeiro Ministro Raphael Branco, a quem transmitiram o resultado do Forum das mulheres do CPLP.
As primeiras jornadas das mulheres produziram um documento intitulado "Declaração de São Tomé, que lança um desafio aos dirigentes da comunidade no sentido de assumirem na plenitude a sua implementação conforme informou a Ministra presidente da assembléia das Mulheres Parlamentares a Senhora Maria das Neves.
A decisão refere-se a participação das mulheres no proesso de tomada de decisão para de fato consolidar a democracia, necessitando leis que garanta a presença equilibrada de mulheres nos orgãos de soberania. Considerando a violência com base no gênero como ua violação flagrante dos Direitos Humanos. E descreveram que a discriminação nos diversos países da lingua portuguesa vem sendo u obstáculo ao exercício da democracia e do desenvolvimento.
O governo de São Tomé vê perspectivas novas as mulheres, e expressa o firme compromisso de ativar mecanismo a implementação das recomendações aprovadas no forum.
Manoel Messias Pereira
professor
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog