terça-feira, 15 de junho de 2010

Declaração de Independência do Haiti, que havia sumido é reencontrada

Julia Gaffield doutoranda da Duke University
A Revista História Viva, de junho de 2010, traz a matéria em que afirma que o Haiti, depois da tragédia dos abalos sísmicos, agora tem uma boa noticia, vinda da Inglaterra. É que a estudante Julia Gaffield, do Canadá acabou encontrando no arquivo Nacional da Inglaterra uma verdadeira relíquia. Trata-se do documento original da "Declaração de Independência do Haiti.
É um documento de oito páginas, tido como desaparecido por pesquisadores que há décadas vasculham os arquivos e bibliotecas em busca do registro. A versão encontrada pela estudante é o único original de que se tem notícia, impresso pelo próprio governo do Haiti pouco tempo depois de a ex-colonia conquistar a sua independência em relaçãoa França, em 1 de janeiro de 1804.
A estudante Gaffield, prepara a sua tese de doutorado, pela Duke University, sobre o início do processo de emancipação do país caribenho. Já pesquisou em arquivos francêses, jamaicanos, haitianos e partiu para a Inglaterra procurando documentos com a visão inglesa, mas acabou mesmo encontrandoessa raridade, que já foi atestada por especialistas.
Manoel Messias Pereira
professor

Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog