domingo, 13 de junho de 2010

As festas juninas

As festas juninas, são atrações do mês de junho no Brasil. Há uma tradição de fazer fogueiras de soltar fogos, de rezar o terço, de tomar quentão, comer a paçoquinha, amendoim, pipoca, e fetejar os santos fogueteiros, Sãnto Antonio, São João e São Pedro.
Igreja de São Pedro da cidade de Curitiba, bairro Umbara
É este o santo portador da chave do Céu, considerado pela igreja o dono do portão. Neste mesmo dia festeja o dia de São Paulo. Na cidade de Mirassol-SP, havia um festejo importante nesta data ou seja é feriado no dia 29 de junho, e havia uma exposição de fogos artifícios. Infelizmente a festa acabou e hoje resume a uma quermesse ao lado da rodoviária daquela cidade. A igreja de São Pedro em destaque coloquei apenas pra ilustrar estes poucos comentários.

Igreja de São João batista
No dia 24 de junho é o dia de João Batista, na cidade de José Bonifácio-SP, é um dia de feriado e de festas constantes. As festividades dos santos é um atividade caipira, em que há quadrilhas, fogos de artificios, doce paçoquinha, amendoin torrado, cangica e outras guloseias. As pessoas caracterizam-se de caipiras antigos, com roupas coloridas com remendos e essas coisas pra lembrar um tempo que não existe mais na realidade, mas que ficou na imaginação do povo.
Dizem que a história da fogueira, nasceu da idéia de que Isabel e Maria grávidas, ficaram alertando-se uma para outra quem tivesse o filho prieiro faria ua fogueria. segundo consta o nascimento de São João, també foi um milagre , uma vez que Isabel já era uma anciã. E por fim nasceram São Jo~~ao e depois Jesus Cristo, e o que dizem que João é batista pois foi ele quem batizou Jesus Cristo no Rio Jordão.


Santo Antonio tem o seu dia 13 de junho. essa é uma igreja em sua homenagem.
Santo Antonio de Padua, é portugues, agostiniano, por ser padre é responsável, em fazer o povo arrumar namoro e o casamento. Mas existe a idéia de dar banho no São João assim como deixar o santo de cabeça pra baixo, se a pessoa não arruamar o casamento. Mas tudo isto faz parte de nosso folclore.
A dança da quadrilha faz parte do acervo cultural francês, na qual fizemos uma boa demonstração crítica e caipira uma sátira das festas dos salões de Paris . No Brasil neste dia em algumas Igrejas, distribuem-se pães.
Nos terreiros de Umbanda essas festas também são comemoradas, e sempre com um olhar etnico, dia de Santo Antonio é di de Xango Amiguim, dia de São João é o dia da Linha do Oriente, e no dia de são Pedro é dia de preto Velho.
"o Santo antonio amarra o negro, lá no caminho o santo Antonio amarra o negro bem amarrado"
Manoel Messias Pereira
professor



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog